Logo O POVO+
Exército celebra 299 anos de Fortaleza em local que foi "berço" da cidade
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Exército celebra 299 anos de Fortaleza em local que foi "berço" da cidade

Evento na Praça dos Canhões da 10ª Região Militar ocorre às 17h desta quinta-feira, 10, com apresentação de banda de música e do coral do Colégio Militar
CORAL cantou o hino da Cidadecoral formado por alunos do Colégio Militar de Fortaleza  (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo CORAL cantou o hino da Cidadecoral formado por alunos do Colégio Militar de Fortaleza

A 10ª Região Militar (10ª RM) do Exército Brasileiro realiza nesta quinta-feira, 10, cerimônia de homenagem em alusão aos 299 anos da cidade de Fortaleza. Evento ocorre às 17h na Praça dos Canhões em frente ao Quartel-General da 10ª RM, no Centro de Fortaleza, e deve contar com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT).

Na prática, o evento tem significado especial por ocorrer no local onde o primeiro povoamento da capital cearense surgiu, nos arredores do antigo Forte Schoonenborch, atualmente Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. O ato terá apresentação da Banda de Música da 10ª RM e do Coral do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

A cerimônia será uma das principais agendas públicas alusivas ao aniversário de Fortaleza, que é comemorado oficialmente em 13 de abril. Nota do Exército Brasileiro destaca “ligação umbilical” entre Fortaleza e a fortificação militar. Evento semelhante foi realizado pela primeira vez no ano passado.

Confira nota da 10ª RM sobre relação entre o antigo Forte Schoonenborch e os 299 anos de Fortaleza:

Essa história começou em 1649, quando Matias Beck, Comandante da Expedição Militar holandesa, aportou na enseada do Mucuripe e escolheu uma colina para a construção de um forte. Era feito de madeira e foi batizado de Forte Schoonenborch, tendo sido uma construção fundamental para o início do desenvolvimento urbano da futura capital do Ceará.

Em 1654, Matias Beck foi obrigado a entregar o forte aos portugueses. O Capitão-Mor Álvaro de Azevedo Barreto mudou o nome para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Ao redor dessa fortificação, surge um núcleo populacional, que, em 13 de abril de 1726, foi elevado à categoria de vila. A cidade se chamou, inicialmente, Vila da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Em 1823, o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade, recebendo a denominação de Cidade de Fortaleza de Nova Bragança; depois, Cidade de Fortaleza do Ceará; Cidade de Fortaleza; e, finalmente, Fortaleza.

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?