Logo O POVO+
Vereador chama fala de colega de "estúpida", gera bate-boca e sessão é suspensa
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Vereador chama fala de colega de "estúpida", gera bate-boca e sessão é suspensa

Parlamentares debatiam gastos públicos em grandes shows quando Julierme Sena (PL) criticou fala de Adriana Gerônimo (Psol) sobre o tema
31 vereadores votaram
Foto: FÁBIO LIMA 31 vereadores votaram "sim". 9 parlamentares foram contra a proposta

A Câmara Municipal de Fortaleza foi palco para um bate-boca entre vereadores do PL e do Psol na sessão plenária desta quinta-feira, 10. O embate, que acabou provocando a suspensão da sessão por cerca de quinze minutos, começou após o vereador Julierme Sena (PL) chamar fala da colega Adriana Gerônimo (Psol) de “estúpida”.

“Eu não ia nem encaminhar voto pelo PL, mas vou contrapor a fala estúpida da vereadora do Psol”, disse o vereador, que fez ainda uma série de ataques contra o Psol, partido de Gerônimo. “Estúpido é você, querido”, rebateu a vereadora pouco depois. “Vossa Excelência é estúpida”, disse então Julierme, por diversas vezes.

Shows sem licitação

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal, Leo Couto (PSB), optou então por desligar os microfones dos vereadores, determinando depois a suspensão da sessão. O embate começou após Julierme Sena questionar contratações de grandes shows pela Prefeitura de Fortaleza sem a realização de licitações.

Em resposta, Adriana destacou que a inexigibilidade de licitação é uma forma de contratação prevista em lei e que é aplicada de forma recorrente em eventos públicos, o que não significa ausência de critérios nos contratos. Julierme pediu a palavra, criticou a fala da vereadora e disse que questionava não a “legalidade” dos pagamentos, mas sim a “moralidade”.

Parlamentares saem em defesa de Adriana

A ofensa utilizada por Julierme foi criticada nas redes sociais por outros parlamentares do Psol no Ceará. "Máxima solidariedade a minha amiga e grande parlamentar Adriana Gerônimo, que mais uma vez foi vítima de violência política de gênero na câmara. Ao fazer argumentação em defesa da cultura, foi atacada por palavras baixas e violentas de outro parlamentar que merece nosso repúdio”, disse Gabriel Biologia (Psol).

“Nossa solidariedade à vereadora Adriana Gerônimo, vítima de ataque misógino hoje na CMFor. A extrema-direita bolsonarista, truculenta e desqualificada, quer interditar o debate por meio de ameaças e ofensas machistas. Mas não vão calar quem preza pela coerência e pela coragem”, afirmou Renato Roseno (Psol).

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?