
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Tem previsão de votação para esta quarta-feira, 29, Projeto de Lei Complementar apresentado pelo prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar (PP), que prevê a regularização, após o pagamento de uma multa, de obras e edificações realizadas em descumprimento da legislação do município.
O projeto, que foi protocolado nesta segunda-feira, 28, com pedido de "urgência urgentíssima", foi denunciado na tribuna da Alece pelo deputado Renato Roseno (Psol), que alerta sobre possíveis consequências da medida tanto para Jijoca quanto para a Vila de Jericoacoara, atração turística localizada no município.
“Se soma agora outro equívoco, da regularização do que é irregular, ao arrepio de recomendação do Ministério Público contra isso. Estamos no risco iminente de, ao se regularizar o que é irregular, naturalizar atividades que são nocivas ao Meio Ambiente”, diz o deputado, que promete acionar o Ministério Público do Estado (MPCE) sobre o caso.
Na justificativa do projeto, o prefeito cita apenas processo em curso de "transição urbanística" de Jijoca e destaca trecho do Plano Diretor do município que autoriza a regularização deste tipo de iniciativa. Em 2015 e 2017, o Legislativo de Jijoca aprovou leis de regularização semelhantes, que chegaram a ser alvo de uma recomendação do MPCE contra os projetos.
“Se tenho um determinado território que é frágil e delicado, e que vira uma grande atração turística, tenho que ter cuidado especial para que construções feitas no afã de lucrar com esse interesse turístico não destruam aquele território”, critica Renato Roseno.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.