
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O prefeito Evandro Leitão (PT) determinou nesta segunda-feira, 28, a exoneração de todos os doze secretários regionais da Prefeitura de Fortaleza. Os titulares, no entanto, deverão todos ser automaticamente reconduzidos aos cargos, sem interrupção nos trabalhos.
A mudança apenas adequa as indicações ao novo organograma da reforma administrativa da gestão Evandro. Entre as mudanças, pastas regionais saíram da extinta Secretaria da Gestão Regional (Seger) e passarão a ser subordinadas à Secretaria de Governo (Segov) e à nova Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor).
A mudança, que foi incluída em mensagem aprovada em março pela Câmara Municipal, ocorre em meio à intenção da gestão Evandro de ampliar autonomia das pastas para atuações diversas, principalmente em serviços de zeladoria. Nesta segunda-feira, 28, o prefeito se reuniu com titulares das pastas para avaliar fortalecimento da autonomia das regionais.
A grande dúvida entre vereadores, no entanto, é se todos os secretários exonerados serão renomeados pelo prefeito Evandro. A expectativa é de que pelo menos um deles, Francisco Ibiapina (Regional 7), seja substituído na nova leva de nomeações do gestor, com indicação da vereadora Kátia Rodrigues (PDT) para a pasta.
A indicação, que ainda não tem anúncio oficial, marca “selamento” da aproximação entre a bancada do PDT na Câmara Municipal e o governo Evandro. Com a ida de Kátia para o governo, será aberta vaga no Legislativo para posse do suplente Raimundo Filho (PDT), aliado do deputado federal André Figueiredo (PDT), no Legislativo.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.