Logo O POVO+
Alece aprova lei que cria critérios para licenciamento ambiental por municípios
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Alece aprova lei que cria critérios para licenciamento ambiental por municípios

Projeto surge após polêmica envolvendo autarquia de Guaramiranga e prevê que municípios só poderão expedir licenças caso cumpram requisitos técnicos
Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) (Foto: Junior Pio)
Foto: Junior Pio Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece)

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta terça-feira, 30, projeto de lei do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), criando critérios mínimos para a realização de licenciamentos ambientais por parte de Prefeituras cearenses.

Segundo o texto, municípios somente serão liberados para atuarem no setor caso provem a existência de um sistema ambiental estruturado – com órgão ambiental capacitado, política municipal de Meio Ambiente, conselho paritário em funcionamento, equipe multidisciplinar efetiva e sistema informatizado de gestão.

A medida foi apresentada após polêmica envolvendo o município de Guaramiranga, que aprovou no início deste ano a criação de uma autarquia municipal para licenciamento ambiental. A mudança, no entanto, foi suspensa na Justiça após o surgimento de denúncias de que o órgão não teria capacidade técnica para conduzir os processos.

O projeto ainda impede o licenciamento local de intervenções que ultrapassem limites territoriais do município ou que envolvam recursos hídricos compartilhados. Segundo a matéria, a análise do cumprimento dos critérios ficará sob responsabilidade do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). Por fim, a lei também exige uma série de ações de transparência e controle social para o licenciamento ambiental feito por municípios.

“Esse projeto garante segurança jurídica e técnica no processo de descentralização do licenciamento ambiental, fortalecendo a capacidade dos municípios que estejam preparados para assumir essa responsabilidade, sem comprometer a proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou o deputado Romeu Aldigueri.

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?