Logo O POVO+
Secretaria da Educação apura denúncia de abuso sexual de criança dentro de escola.
CIDADES

Secretaria da Educação apura denúncia de abuso sexual de criança dentro de escola.

Violência sexual foi constatada em exame de corpo de delito e denunciada pela mãe da vítima
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 PARENTES de alunos foram à unidade para denunciar o caso (Foto: Mirla Nobre)
Foto: Mirla Nobre  PARENTES de alunos foram à unidade para denunciar o caso

Uma criança de 4 anos teria sido abusada sexualmente dentro de uma escola pública no Bonsucesso, em Fortaleza, por um funcionário da instituição, na sexta-feira passada, 22. De acordo com a mãe da vítima, que fez a denúncia, a violência sexual foi constatada em exame de corpo de delito. A Secretaria Municipal da Educação (SME) diz que suspeito foi afastado da unidade de ensino e que caso é investigado por meio de sindicância. 

Ocorrência teria acontecido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental João Paulo I e gerou revolta nas redes sociais. Durante a manhã dessa quarta-feira, 27, um grupo de mães e responsáveis por alunos chegaram a realizar uma manifestação na instituição, pedindo por mais segurança. 

Em entrevista ao O POVO, a mãe da vítima relatou que descobriu que havia algo diferente com a filha na última semana, quando percebeu que a criança começou a apresentar muito medo de urinar. "Eu desconfiei por conta de ver o desespero dela na hora de fazer xixi, ela o tempo todo dizendo que ia doer, que ia arder, ai eu fui perguntando, começando a ver que tinha alguma coisa errada. Ai ela me falou que um amigo grande [da escola] tinha passado a mão nela", explica. 

Logo depois da conversa a mãe levou a pequena para um hospital, onde foi constatado indícios do abuso. A mulher registrou então um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Defesa da Mulher e, conforme relata, a violência sexual foi constatada em exame de delito feito na Perícia Forense. 

Denunciante também conta que esteve, tanto na terça-feira, 26, e na quarta-feira, 27, na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). Instituição está sendo responsável por investigar o caso, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Situação tem gerado medo nas mães, que afirmam estar assustadas com o possível risco ao qual os filhos estariam expostos. Durante manifestação realizada ontem, participantes relataram que diretora da escola chegou a desconfiar da mãe da vítima. 

“Tomou toda essa proporção porque a mãe da menina veio aqui procurar uma assistência com a diretora e a diretora pediu para trazer a menina para saber 'essa história direito, porque [não tinha] nenhuma possibilidade de acontecer isso aqui na escola'. Ela deu a entender que a menina estava mentindo. A mãe veio procurar um suporte, não teve nenhum tipo de apoio da escola, então ela correu para onde foi mais fácil: as redes sociais”, conta Kelly Moura, mãe de um aluno da escola. 

“A gente realmente tem uma sensação de muito medo porque eles não falam nada, ela [a diretora] não fala nada, fica lá dentro. A gente fica aqui fora com medo, sem saber como vai ser o futuro dos nossos filhos porque eles têm que estudar. Agora só se a gente vier e sentar do lado dos nossos filhos para eles estudarem. Nem na escola eles têm segurança”, acrescenta.

Procurada pelo O POVO, a SME informou que uma sindicância foi aberta e que "apura rigorosamente a denúncia por meio de um Procedimento Administrativo Disciplinar". A pasta também destacou que o suspeito foi afastado da unidade de ensino e que a Comissão de Proteção e Prevenção à Violência Contra a Criança e o Adolescente foi acionada assim que a família da criança levou o caso à escola.

Uma equipe de mediação escolar está na escola realizando atendimentos, conforme a Secretaria, além da Célula de Segurança Escolar, em que atuam guardas municipais.

Com Kleber Carvalho

Com informações da repórter Mirla Nobre


O que você achou desse conteúdo?