Logo O POVO+
Crianças internadas no Hospital Albert Sabin recebem ovos de chocolate
CIDADES

Crianças internadas no Hospital Albert Sabin recebem ovos de chocolate

|Páscoa|Ação realizada ontem teve como objetivo proporcionar alegria aos pacientes e familiares
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PM chegou a ser acionada após confusão envolvendo procurador e entregadores em condomínio no bairro Meireles (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Foto: Reprodução/Redes Sociais PM chegou a ser acionada após confusão envolvendo procurador e entregadores em condomínio no bairro Meireles

Por causa da semana da Páscoa, profissionais do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) decidiram distribuir ovos de chocolate para as crianças internadas na unidade. A ação, que ocorreu na manhã de ontem, de acordo com a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, teve como objetivo proporcionar alegria aos pacientes e familiares, além de servir como um momento lúdico, de alívio às rotinas de tratamento.

"Não é porque você está internado que você tem que ser castigado, que não pode participar da Páscoa, não ter acesso às guloseimas. Então, a gente faz questão de oferecer esse momento lúdico para as crianças para que ela participe e, talvez, até esqueça onde está", ressalta a diretora.

"A gente promove essas datas comemorativas dentro do hospital para que haja essa integração e interação e que seja possível desmitificar a [ideia] que o hospital é só um lugar que fura e dá injeção. A gente mostra que [os profissionais] se importam com as crianças. No fim, isso vai melhorar o tratamento", continua.

Sandra Albuquerque, médica da enfermaria de neurocirurgia da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Albert Sabin, destaca que, apesar da internação, os pacientes do hospital são crianças como quaisquer outras. "Geralmente a gente olha para uma criança com um tumor cerebral grave, ou que nunca andou e falou, que vive com respiradores, e sentimos pena. Mas eu queria deixar registrado, [com base na] minha vivência, que elas são crianças alegres, felizes e que nos ensinam a gostar de viver."

Rafael Santos Silva, 38, é pai de Maria Vitória, 6. Eles estão há três anos no hospital. Ele é natural de Aurora, a 464 km de Fortaleza, e se mudou para a Capital unicamente devido ao tratamento da filha. "Toda a vida que eles fazem [essas atividades], é uma bênção, porque a gente está nesse cotidiano de [apreensão], aí esses momentos trazem paz para a gente."

 Francisca das Chagas, 28, está no hospital desde junho de 2023 com a filha de 2 anos. "É maravilhoso saber que nossos filhos são lembrados pela equipe do hospital. Fico muito feliz de saber que eles fazem tudo isso para levar alegria às crianças e aos pais, que também participam."

Teane Eliza Castro, 36, é mãe de João Pedro, 16. Ele está internado há cerca de dois meses por causa de uma síndrome rara. "Eu acho a ação muito bonita. Tanto eles quanto a gente ficam animados. Se nossos filhos estão felizes, a gente também está."

O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira, os familiares se reuniram para um café da manhã e, na segunda, a equipe médica do hospital distribuiu os ovos de Páscoa.

O café da manhã contou com a ajuda de voluntários. Uma das envolvidas foi a decoradora Eulália Freire. Ela tem o costume de ajudar o hospital em ações solidárias. Contribui com decoração e alimentos.

Ela começou a participar das ações após um câncer de mama. "Eu fico muito feliz vendo que nós conseguimos tirar aquele clima [negativo] do hospital. Fico muito feliz com o sorriso das crianças."

 

O que você achou desse conteúdo?