Logo O POVO+
MPCE recomenda que seja feito escoramento da laje do Farol do Mucuripe
CIDADES

MPCE recomenda que seja feito escoramento da laje do Farol do Mucuripe

Audiência pública foi realizada ontem, 11, pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), que cobrou ações de restauro do equipamento e demais intervenções de segurança no local
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FAROL do Mucuripe vai passar a ser gerido pela Secretaria da Cultura (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FAROL do Mucuripe vai passar a ser gerido pela Secretaria da Cultura

Decadência e abandono. Esse é há anos o cenário do Farol do Mucuripe, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Em audiência realizada nessa quinta-feira, 11, o Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) realize o escoramento da laje do equipamento em dez dias úteis para evitar o desabamento da estrutura. O prazo começa a valer nesta sexta-feira, 12.

A situação ocorre após a Secretaria não realizar intervenções no local depois de outra recomendação técnica, da Secretaria de Obras Públicas do Ceará (SOP), em janeiro deste ano. O laudo mais recente da SOP constatou que a laje estava se degradando e orientou à Setur o escoramento.

De acordo com promotora de Justiça Ann Celly Sampaio Cavalcante, titular da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, as recomendações à Setur são para até o próximo dia 25 de abril. Essa deve ser uma ação imediata, segundo ela, porque Fortaleza atravessa o período de chuvas e a atual situação do farol é preocupante. “Fiquei triste pelo processo ainda estar em andamento nesse grau que se encontra, inclusive o farol necessitando de escoramento em várias partes da estrutura, correndo risco de colapsar a laje”, destaca.

A Setur informou que não realizou as intervenções na época porque resolveu focar na solidificação das estruturas arqueológicas a partir de uma nota técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan). 

A Secretaria ainda disse que aguardava algumas informações de proteção arqueológica do Iphan no local, recebidas em março, antes de realizar as intervenções recomendadas pela SOP. Além da laje, a SOP constatou outros elementos na estrutura em situação crítica, alguns em colapso parcial, como a torre superior e a escada de acesso à cobertura, sendo recomendada a intervenção imediata.

A promotora de Justiça Ann Celly Sampaio Cavalcante afirma que, caso a Setur não realize as intervenções de segurança no farol dentro prazo, correndo o risco de a laje colapsar neste período, o MPCE pode responsabilizar a pasta estadual por meio de uma ação judicial.

Farol do Mucuripe tem projeto e empresa para restauro; obras não têm prazo de início

O Farol do Mucuripe passa por transição de gestão. O equipamento, antes sob responsabilidade da Setur, passará à Secretaria da Cultural do Ceará (Secult). A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias. Com isso, a responsabilidade das obras de restauro ficará com a pasta da cultura.

Na audiência pública, a Setur informou que a licitação para as obras de restauro do Farol do Mucuripe foi concluída em janeiro deste ano e que, atualmente, há um projeto com a empresa ganhadora. A Secretaria aguarda a assinatura do contrato para, posteriormente, iniciar as obras na estrutura.

Uma nova audiência pública, por meio da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, foi marcada para o próximo dia 15 de maio com objetivo de saber das ações realizadas acerca da restauração do equipamento.

O novo encontro deve reunir representantes da Setur, Secult, SOP, Iphan e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Scultfor).

Em nota, o Governo do Ceará confirmou que existe uma transferência da gestão do Farol do Mucuripe, da Secretaria do Turismo para a Secretaria da Cultura. Informou ainda que existe um projeto de reforma e restauro para o Farol, com recurso já aprovado e licitado. As obras devem ocorrer no primeiro semestre de 2024. O valor é de R$ 2,6 milhões. As obras se detém ao octógono do Farol do Mucuripe.


O que você achou desse conteúdo?