Logo O POVO+
O POVO recebe visita de imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
CIDADES

O POVO recebe visita de imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Peregrinação faz parte da 1ª Jornada Mariana do Nordeste. Santa ficará na Capital até o dia 11 de maio e seguirá para a Diocese do Crato
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
IMAGEM peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará em Fortaleza até o dia 11 próximo (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares IMAGEM peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará em Fortaleza até o dia 11 próximo

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passou pelo Grupo de Comunicação O POVO na manhã dessa segunda-feira, 6. A visita faz parte da programação de peregrinação da santa, que chegou em Fortaleza no sábado passado, 4, e ficará na Capital até o dia 11 de maio.

A visita ocorreu às 10 horas no Espaço O POVO e contou com a presença de colaboradores do Grupo. A imagem peregrina, que existe há 65 anos, foi acompanhada pelos Guardiões do Exército de Deus da Comunidade Casa da Paz, de João Pessoa, responsáveis pela guarda da santa durante toda a peregrinação no Nordeste. 

De acordo com Vitória Maria, integrante dos Guardiões, o Santuário de Fátima apontou recomendações e exigiu o máximo de cuidado no manuseio da imagem. "O Santuário exige o máximo de cuidado com essa escultura de Nossa Senhora, porque ela faz parte do acervo de Arte Sacra. Essa imagem de Fátima faz parte das joias da coroa portuguesa. Portanto, merece todas as honrarias de Chefe de Estado e pedimos o máximo de cuidado possível. Por isso, os Guardiões, que são responsáveis por essa imagem, só podem pegá-la com luvas brancas de algodão", informou.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima faz parte da 1ª Jornada Mariana do Nordeste (JMN), com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

De acordo com padre Vanderlúcio Souza, da comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, o objetivo da ação é relembrar a primeira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Brasil, que ocorreu há 70 anos e, na época, também passou pelo Ceará.

“É fazer essa memória e atualizar a mensagem de Fátima. Mensagem que nos pede, basicamente, duas coisas: oração e conversão. A oração é a proximidade de Deus e a conversão é mudança naquilo que não é tão bom tempo dentro de nós, em vista da construção de um mundo melhor”, detalhou.

A visita da imagem ao GCOP também contou com a presença da presidente institucional e publisher do O POVO, Luciana Dummar, que teve a oportunidade de se aproximar e tocar na Santa utilizando luvas brancas. Para ela, a passagem representa um milagre e a chegada da imagem é um chamado para a unidade.

“A vinda dela, hoje, é mais um milagre. Olhar nos olhos dela, nessa casa que é consagrada à ela, eu consagro todos os meus ancestrais. E deixa um legado para o futuro, para quem vier, continuar amando, respeitando e servindo à Nossa Senhora [...] Eu senti uma coisa muito importante. A chegada de Nossa Senhora é um chamado para unidade. A vinda dela é também a consagração dessa unidade no Brasil. Nós estamos precisando dessa paz”, afirmou.

Construção da réplica da Capela de Fátima

A 1ª Jornada Mariana do Nordeste também destaca a escolha da região para sediar a construção de uma réplica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, que ficará localizada em João Pessoa, na Paraíba.

A jornada teve início neste mês, em Fortaleza, passará por outras cidades do Nordeste e terminará em outubro, na capital paraibana.

A primeira etapa da construção da capela começará em outubro e, para isso, a Comunidade Casa da Paz pede a contribuição de fiéis com doações para a realização das obras. 

“Foi um pedido feito ao Santuário e eles escolheram João Pessoa, Paraíba. Esse pedido foi criado até Portugal e foi aceito. Agora, nós temos a missão de arrecadar para poder construir esse Santuário, essa Capela Réplica das Aparições de Nossa Senhora de Fátima em João Pessoa. É uma graça para todo o Nordeste e para todo o Brasil”, explicou Vitória Maria.

Serviço

Doação para construção da réplica da Capela de Fátima

É possível doar por meio do Pix: (83) 98133 1811.

 

Passagem da imagem pelo Estado

No sábado, 4, a imagem peregrina foi recebida por fiéis no Ginásio Paulo Sarasate. O evento contou com momentos de louvor, oração, pregação e celebração eucarística. A missa foi presidida pelo arcebispo emérito de Teresina, dom Jacinto Brito, e teve a presença de bispos e padres de dioceses de outros estados do Nordeste.

A imagem passará por outros pontos da Cidade, conforme a programação divulgada pela Arquidiocese de Fortaleza. No Ceará, a peregrinação também passará pelas dioceses do Crato, de Sobral e de Tianguá. 

A agenda de peregrinação segue até 2025 e também passará por outros países, como Paraguai e Alemanha.

Confira a programação atualizada na Capital:

Terça-feira (7/5)

  • 8h às 13h – Comunidade Recado, Fátima
  • 14h às 19h – Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Cidade dos Funcionários. Após a Missa, a imagem será conduzida para o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) onde vai passar a noite

Quarta-feira (8/5)

  • 8h às 11h30 – Comunidade Mariana Porta do Céu, Maraponga
  • 12h às 13h – Missa no Detran, Maraponga
  • 14h às 19h – Matriz da Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos

Quinta-feira (9/5)

  • 8h30 – Cúria Arquidiocesana de Fortaleza
  • 10h30 – Carmelo Santa Teresinha, Dias Macedo
  • 12h às 16h30 – Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)
  • 18h – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Genibaú. Fica até 13h do dia 10/05

Sexta-feira (10/5)

  • 12h às 13h30 – Shopping Iguatemi Bosque
  • 14h às 19h – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Messejana
  • 21h – Instituto Hesed, onde passará a noite

Sábado (11/5)

  • 8h às 13h – Matriz da Paróquia Santa Luzia, Meireles
  • 14h às 19h – Matriz da Paróquia Santo Antônio, Itaitinga

Domingo (12/5)

  • Saída para a Diocese do Crato.
O que você achou desse conteúdo?