Logo O POVO+
Programa Fortaleza Limpa quer estimular descarte correto dos resíduos sólidos
CIDADES

Programa Fortaleza Limpa quer estimular descarte correto dos resíduos sólidos

A iniciativa prevê o aumento da capacidade de coleta seletiva do Município
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LANÇAMENTO ocorreu na Lagoa de Messejana (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE LANÇAMENTO ocorreu na Lagoa de Messejana

Com o objetivo de realizar ações de incentivo, conscientização ambiental e limpeza urbana na Cidade foi lançado ontem o Programa Fortaleza Limpa, uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza.  O evento ocorreu na margem da Lagoa da Messejana e contou com a presença do prefeito José Sarto (PDT).

Em coletiva de imprensa, Sarto disse que o programa tem metas pedagógicas de conscientizar a população sobre o descarte irregular de lixo nas vias públicas da Capital. Segundo o prefeito, 10 mil agentes ligados à prefeitura devem atuar nas ações do projeto. Entre eles, o gestor municipal cita “agentes de limpeza, pessoal da educação, pessoal da saúde, agentes de endemia, agentes de cidadania, agentes de educação ambiental”.

Sarto informou que os agentes da Prefeitura estarão disponíveis nos “microparques, nos parques, nos equipamentos, nas escolas, nos postos de saúde e nos condomínios. A gente vai além de fazer a pedagogia vai estimular o descarte correto do resíduo sólido”

O chefe do executivo de Fortaleza disse ainda  que de cada 10 kg coletados para reciclagem na Cidade, 12 kg são descartados de forma irregular. ”A gente vai partir para uma grande ação pedagógica. Uma ação de conscientização de esclarecimento para a população que limpa a Cidade é, eu diria, o compromisso de todos nós, do Poder Público, da iniciativa privada e do cidadão e da cidadã que querem uma cidade limpa, saudável, sustentável e próspera”.

Vão participar da ação da Prefeitura a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Secretaria de Juventude, as secretarias regionais, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Secretaria da Saúde.

Segundo o prefeito, o viés pedagógico do projeto visa “estimular o descarte correto do resíduo sólido”. O programa Fortaleza Limpa deve ser composto por várias iniciativas do município, incluindo o “Reciclamais Fortaleza”, que tem como objetivo aumentar a capacidade de coleta seletiva.

Recicla mais

Com o projeto, a Prefeitura promete oferecer o serviço de coleta seletiva com caminhões, “porta a porta, para condomínios residenciais”.

Na sua primeira fase, o serviço vai operar com sete caminhões em 11 bairros da Capital. Segundo a gestão municipal, a iniciativa contribui com a consciência ambiental nos fortalezenses, além de promover a redução de custos com o aterramento e prolongar a vida útil do aterro sanitário.

Os primeiros bairros contemplados com a iniciativa serão: Meireles, Aldeota, Cocó, Curió, Guajeru, Coaçu, São Bento, Paupina, Ancuri e Parque Santa Maria.

Ao aderirem o programa, os condomínios podem ser bonificados em dinheiro, com os valores variando de acordo com os volumes de resíduos coletados. Também é possível realizar a doação dos materiais para associações de catadores, gerando renda para as comunidades. Os valores serão pagos pela empresa recicladora parceira da Prefeitura.

Os agente vão realizar visitas em endereços e prestar orientação e tirar dúvidas sobre a coleta seletiva. O programa conta com um site que garante aos beneficiários o acompanhamento dos dados. Os materiais coletados serão: papel, plástico, metal e vidro. Os itens devem estar separados de outros resíduos e livres de restos de comida e rejeitos.

Para participar do programa é necessário acessar o site e fazer o pré-cadastro do condomínio. Depois, é necessário confirmar o cadastro via email. A partir disso, as coletas serão realizadas conforme dias e horários informados via e-mail.

O que você achou desse conteúdo?