Logo O POVO+
Zé Batista do PSTU diz que candidatura de Evandro (PT) não é de esquerda
Comentar
Politica

Zé Batista do PSTU diz que candidatura de Evandro (PT) não é de esquerda

PSTU é o primeiro partido a oficializar canditado à Prefeitura de Fortaleza. Zé Batista, trabalhador da construção civil, concorrerá às eleições
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Zé Batista cancelou agendas por problemas de saúde. Na foto, ele aparece com Malu Costa (PSTU), sua vice na chapa pela Prefeitura de Fortaleza (Foto: Henrique Araújo/O POVO)
Foto: Henrique Araújo/O POVO Zé Batista cancelou agendas por problemas de saúde. Na foto, ele aparece com Malu Costa (PSTU), sua vice na chapa pela Prefeitura de Fortaleza

Zé Batista e Malu Costa foram oficializados como candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). A candidatura de esquerda foi decidida na convenção em Fortaleza, ontem. O PSTU foi o primeiro partido a confirmar a primeira candidatura a prefeito da Capital.

José Batista Neto, o Zé Batista, é operário da construção civil e sindicalista. Ele já foi candidato a vereador em 2020 e a governador em 2022. A candidata a vice é Maria de Lourdes Gonçalves da Costa, a Malu Costa. Ele é presidenta licenciada do Sindicato de Servidores de Proteção e Defesa Civil do Ceará. É a primeira vez que Malu concorre num pleito eleitoral fora do movimento sindical. 

Zé Batista destacou o contraponto tanto ao bolsonarismo quanto ao PT. "O PSTU, mais que nunca, tem obrigação de ter uma candidatura própria, que apresente um programa para a classe trabalhadora, alternativo a essa polarização aí, que no fundo governa para os ricos, para os bilionários da nossa cidade e do nosso país", disse ao O POVO.

O candidato ressalta que o partido é oposição de esquerda. "Por isso o PSTU está apresentando uma chapa própria, pura. Para apresentar um programa socialista, revolucionário, que se enfrente com a ultra direita representada pelo bolsonarismo, mas também com a frente ampla. Com setores da burguesia que estão ligados hoje à frente ampla, ligada ao governo Lula". Ele salientou em vários momentos que lançar a candidatura é obrigação para o partido.

"Fazermos uma campanha para a classe trabalhadora, junto com a classe trabalhadora, é uma obrigação do PSTU neste momento".

Questionado se a candidatura do PT, com Evandro Leitão, não representa os interesses da esquerda e da classe trabalhadora, Batista respondeu que não.

"O PSTU entende que somente uma candidatura socialista, revolucionária, de oposição de esquerda ao governo Lula, que se enfrente com o bolsonarismo, é uma candidatura que representa a classe trabalhadora".

Candidata a vice, Malu destacou a necessidade de dar visibilidade a pautas que considera negligenciadas sobre as mulheres. Ela mencionou a violência e as políticas para mulheres negras e LGBTQIA+.

"Tem importância fundamental as mulheres terem sua voz na política, apresentar sua pauta de reivindicações, para que a gente seja ouvida", destacou Malu Costa.

O que você achou desse conteúdo?