Logo O POVO+
Fortaleza inicia segundo semestre letivo com implementação do novo currículo escolar
CIDADES

Fortaleza inicia segundo semestre letivo com implementação do novo currículo escolar

Novo Documento Curricular de Fortaleza foi desenvolvido com a participação de mais de cinco mil profissionais da educação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESCOLA Municipal Governador Faustino de Albuquerque fica no Conjunto Ceará (Foto: Matheus Souza)
Foto: Matheus Souza ESCOLA Municipal Governador Faustino de Albuquerque fica no Conjunto Ceará

O segundo semestre letivo para escolas da rede municipal de Fortaleza  começou ontem, 1°. A volta às aulas também marca a implementação do novo Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor). Lançado em junho deste ano, o currículo escolar é composto por nove livros e tem a proposta de orientar e adaptar a prática pedagógica para a realidade local, abrangendo todas as áreas da educação.

O currículo foi criado com a participação de mais de cinco mil profissionais da educação de Fortaleza e da comunidade escolar. Desenvolvido desde agosto de 2023, o material busca garantir uma educação integral, equitativa e inovadora.

Os nove volumes são: (1) Caderno Introdutório, (2) A Cotidianidade da Educação Infantil, (3) Linguagens, (4) Matemática, (5) Ciências da Natureza, (6) Ciências Humanas, (7) Modalidades (Educação de Jovens e Adultos - EJA e Educação Especial Inclusiva), (8) Educação em Tempo Integral e (9) Cidadania, Diversidade e Inclusão.

“Antes do DCRFor, usávamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará. Agora temos um currículo com a nossa identidade”, afirmou Jefferson Maia, secretário municipal de Educação, durante evento nesta quinta-feira, 1°, na EMEIF Governador Faustino de Albuquerque, no Conjunto Ceará.

Lecionando língua portuguesa há mais de dez anos na escola Governador Faustino de Albuquerque, a professora Letícia Duarte explica que, a partir de agora, os professores estudarão o novo currículo para aplicá-lo em sala de aula.

“Inserir elementos da cultura local, como costumes e músicas, também vai ajudar os professores a superar dificuldades na sala. Quando o documento reflete a realidade dos alunos, é mais fácil para eles compreenderem e se engajarem com o conteúdo”, pontua Letícia Duarte.

Segundo a Prefeitura, cada um dos mais de 10 mil professores da rede municipal recebeu um exemplar impresso do DCRFor, além de acesso à versão virtual nos portais da Rede de Educação.

EM Governador Faustino de Albuquerque é requalificada

O dia também foi de entrega da requalificação da EM Governador Faustino de Albuquerque, localizada no bairro Conjunto Ceará. Fundada em 1979, a unidade inicialmente era integrada à Rede Estadual e, em 2006, foi municipalizada. Atualmente, a unidade conta com 656 alunos, do 6° ao 9° manhã e tarde.

A escola passou por serviços de recuperação da fachada, novo piso, pintura, instalação de itens de acessibilidade, entre outros. Além disto, uma nova quadra esportiva e um anfiteatro foram construídos. O investimento total foi de R$ 3.117.885,97.

Para a diretora Nara Thalita do Carmo, a entrega beneficia alunos e comunidade. “Isso certamente vai melhorar as aulas, já que um ambiente adequado propicia uma melhor aprendizagem. Essa escola também tem uma tradição forte dentro da comunidade, já que é um local para diversos eventos. Muitas coisas boas virão!”, diz a gestora.

A estudante Maria Isabella Silva, de 12 anos, se diz feliz com o novo ambiente. “As coisas estavam em condições bem ruins antes, principalmente os banheiros e a falta da quadra. Um local bonito nos faz nos sentir melhor e valorizar a escola”, indica a aluna do 7° ano.

Conforme o secretário de Educação, Jefferson Maia, atualmente o município conta com 50 escolas em obras. “Vamos entregar até o final do ano, porque todas estão em um ritmo muito acelerado. Nos próximos 30 dias, aproximadamente mais 8 escolas serão entregues. A corrida será grande”, disse.

O que você achou desse conteúdo?