Logo O POVO+
Fortaleza começa a aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue após atingir 4,79% da meta na 1ª fase
CIDADES

Fortaleza começa a aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue após atingir 4,79% da meta na 1ª fase

As doses estarão disponíveis em 19 postos de saúde, sendo o público alvo crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza inicia aplicação da 2ª dose de vacinação contra a dengue (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Fortaleza inicia aplicação da 2ª dose de vacinação contra a dengue

Aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue começou nesta terça-feira, 13, em 19 postos de saúde de Fortaleza. A campanha de vacinação iniciou no dia 13 de maio deste ano, com aplicação de 7.385 doses da primeira etapa até o dia 10 de agosto, atingindo apenas 4,79% da meta estabelecida de vacinar 154 mil crianças e adolescentes. Até o momento, Fortaleza recebeu 38 mil doses da vacina.

A coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, destaca a importância da vacina na proteção contra a dengue. “Não podemos abrir mão dos cuidados para a prevenção da doença. A vacina é o método mais seguro e eficaz, pois reduz os riscos de complicações e hospitalizações. É fundamental que reforcemos a campanha para aumentar a cobertura vacinal e proteger a nossa população”, afirmou.

Fortaleza registrou 1.860 casos de dengue de janeiro a julho de 2024, uma redução considerável em relação aos 4.107 casos no mesmo período de 2023. A nova fase da campanha de vacinação visa imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina foi desenvolvida para combater os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), e segue um esquema vacinal de duas doses, com um intervalo de três meses. Crianças que já tiveram dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar a vacinação.

Caso seja contraída a doença após a primeira dose, o intervalo para a segunda dose permanece de três meses, mas a aplicação deve ser feita somente após 30 dias do início da doença.

Além disso, a vacina tem algumas contraindicações, incluindo hipersensibilidade à substância ativa, imunodeficiência congênita ou adquirida, pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática e condições como gravidez e lactância. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade da criança ou adolescente e um documento do responsável.

Para informações adicionais e para consultar os locais de vacinação, a população pode acessar o boletim epidemiológico no site da Secretaria Municipal da Saúde.

Serviço

Durante a semana, os postos de saúde funcionam das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados funcionam dois postos de saúde, das 8h30 às 16h30. 

O que você achou desse conteúdo?