Logo O POVO+
Moradores da Praia do Futuro recebem serviços essenciais do Projeto Acolher
CIDADES

Moradores da Praia do Futuro recebem serviços essenciais do Projeto Acolher

Moradores em situação de vulnerabilidade da Praia do Futuro recebem serviços essenciais do Projeto Acolher, incluindo emissão de documentos, atendimento odontológico e de saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O projeto Acolher realiza ação na Praia do Futuro  (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal O projeto Acolher realiza ação na Praia do Futuro

Moradores em situação de vulnerabilidade social da Praia do Futuro, em Fortaleza, receberam serviços essenciais do Projeto Acolher nesta sexta-feira, 13. Os atendimentos ocorreram das 9h às 16h, na rua Oswaldo Araújo.

Entre os serviços ofertados, estiveram a emissão de documentação básica pelo Caminhão do Cidadão, corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças e atendimentos de saúde.

Para a emissão de documentos básicos pelo Caminhão do Cidadão, é necessário pegar ficha. O morador deve trazer a identidade antiga, a certidão de nascimento ou de casamento, e um comprovante de residência.

Caso seja a primeira emissão, basta levar a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de residência.

O Projeto é uma forma de garantia de acesso a acesso a direitos básicos. Uma das pessoas atendidas foi Raimunda da Silva, de 72 anos, que trouxe quatro netos para emitir a identidade.

“Antigamente, era muito difícil conseguir esses serviços. Quando eu era jovem e precisei fazer um documento, foi muito complicado, pois eu não tinha pai nem mãe e também foi no Interior. Hoje, estou criando cinco netos e tenho um marido de idade avançada. Somos nós que cuidamos de tudo. O recurso é limitado, e agora com o registro, isso vai facilitar as coisas”, aponta a idosa.

Também aproveitando a ação para obter a identidade dos filhos, Francisca Maria Nascimento, de 24 anos, ressalta a importância dos serviços para famílias que enfrentam dificuldades com pendências burocráticas. “Muitas vezes a gente não consegue se deslocar para um lugar mais longe. Então, quando esses serviços vêm até a gente, ajudam bastante”, comenta.

Segundo Mariana Sales, coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPS, o projeto Acolher foi criado para aproximar os serviços para áreas vulneráveis, onde as pessoas enfrentam dificuldades para se deslocar até os equipamentos públicos.

“Para garantir o acesso da população aos seus direitos, trazemos os serviços até elas. Além disso, enquanto buscam atendimento, as pessoas também têm acesso a informações essenciais. Por exemplo, enquanto são atendidas pela Defensoria, elas podem receber orientações sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas, combate à violência contra a mulher e saber onde procurar ajuda em casos de violência”, comenta a coordenadora.

Confira todas as atividades ofertadas:

  • Estação Móvel (Políticas sobre Drogas) - Atendimentos psicossociais; Declaração para gratuidade de documentação; Encaminhamentos à rede psicossocial
  • Caminhão do Cidadão - Emissão de Carteira de Identidade Nacional e outros documentos
  • Secretaria da Diversidade - Orientações à população LGBTI+
  • Secretaria das Mulheres -Orientações para atendimento a mulheres em situação de violência
  • Espaço Viva Gente - Corte de cabelo; Atividades infantis; Distribuição de mudas de plantas medicinais
  • Cois - Encaminhamento de jovens para o primeiro emprego e cursos de qualificação profissional
  • Programa Pet Ceará Móvel - Consulta veterinária; Distribuição de coleiras antiparasitárias; Aplicação de vacina antirrábica
  • Serviço de saúde
  • Projeto Odontosesc -Atendimento odontológico
  • Cagece -Atendimento ao cliente

Próximas ações do Projeto Acolher

Neste sábado, 14, o Projeto Acolher oferecerá os serviços na Praça do Ferreira, das 8h às 12h.

Participarão a Secretaria das Mulheres, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) com vagas de emprego, e o programa Primeiro Passo, que oferece oportunidades para jovens aprendizes e qualificação profissional.

O evento também contará com atendimento odontológico, serviços de saúde, orientações sobre a política de drogas e emissão de novas identidades pelo Caminhão do Cidadão.

 

O que você achou desse conteúdo?