Logo O POVO+
Emcetur recebe turistas internacionais, embarcados no navio Majestic Princess
Comentar
CIDADES

Emcetur recebe turistas internacionais, embarcados no navio Majestic Princess

|Turismo| Cidadãos oriundos da Austrália, da Alemanha, do Canadá, da China, dos Estados Unidos, do Reino Unido e, também, do Brasil participam da visita nesse domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
A proposta foi prestigiar mais de 30 mil artesãos (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal A proposta foi prestigiar mais de 30 mil artesãos

Turistas de várias partes do mundo navegaram sobre as águas do Oceano Atlântico para conhecer alguns pontos turísticos e históricos de Fortaleza, como o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), o bairro Centro e as praias da Capital nesse domingo, 12.

Do total, 4.272 pessoas vieram a bordo do navio Majestic Princess, fabricado em 2017 no estaleiro Fincantieri, na cidade de Monfalcone, na Itália, e puderam desfrutar das peças expostas no equipamento.

Neste ano, segundo levantamento do Centro de Turismo, outros navios - como o Queen Victoria (2.489), o Amera (835), o CMV Vasco da Gama-Nicko (1.512), o Silver Ray (728), o MS Volendam (1.728), o MS Poesia (3.060) e o Seven Seas Splendor (829) - devem trazer 11.171 pessoas de países como Austrália, Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, Reino Unido e do Brasil para visitar o local.

Em 2024, foram 9.371 viajantes, com destaque para a embarcação Costa Diadema, que trouxe 4.525 turistas, e o Saphire Princess, que transportou 3.214 pessoas. No apanhado do ano, a perspectiva é ter gerado, na economia, apenas em Fortaleza, um aporte de R$ 1 milhão em vendas.

Luciana Uchôa, presidente da Emcetur, ressalta que surge daí a importância de recepcionar estas embarcações. "A gente está tendo um aumento nesse início do ano de 85%, tanto de navios como de turistas internacionais, quanto do próprio turismo nacional e regional", disse.

Urbano Lima Filho, diretor de infraestrutura e gestão do Companhia Docas do Ceará, conta que o Centro, o Beach Park, a Praia do Futuro e a avenida Beira Mar são os principais pontos de visitação.

Conforme Urbano, há um histórico de transtornos para o acesso ao terminal, portanto, será feito um aporte em torno de R$ 6 milhões para realizar melhorias.

Entre os visitantes de ontem estavam o casal britânico Steve Cory e CJ Cory: "Há tantas coisas diferentes e as pessoas são muito amigáveis. É o nosso primeiro ponto de parada em Fortaleza. Até agora é o nosso lugar favorito e os preços parecem ser muito bons", avaliaram.

Maria Marilac, 59, proprietária da Loja do Turista, conta que procura saber o gosto dos turistas para ter produtos que possam agradá-los, como rendas coloridas e naturais, bordados manuais, labirinto e rechilieu. "Percebi mais movimento de estrangeiros, e normalmente eles voltam e sempre levam algo do Ceará com muito carinho", observa.

O que você achou desse conteúdo?