Logo O POVO+
VLT entre Aeroporto e Castelão passará por cinco bairros
CIDADES

VLT entre Aeroporto e Castelão passará por cinco bairros

|Infraestrutura|A obra, orçada em R$ 181 milhões, deve começar em 2025 e ser concluída em 2027; está previsto horário especial em dias de jogos, na Arena Castelão. Novo trecho terá duas estações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRECHO terá 5,1 quilômetros de extensão, com as estações Centro Espiritual Uirapuru (CEU) e Castelão  (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal TRECHO terá 5,1 quilômetros de extensão, com as estações Centro Espiritual Uirapuru (CEU) e Castelão

O Governo do Ceará anunciou nessa quinta-feira, 6, a implantação de um novo trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Arena Castelão, em Fortaleza. Trecho terá 5,1 quilômetros (km) de extensão, com duas novas estações — Centro Espiritual Uirapuru (CEU) e Castelão

O novo trecho do VLT terá capacidade para transportar até 35.640 pessoas por dia, com dois veículos em circulação, cada um comportando aproximadamente 360 passageiros por viagem. O tempo estimado para percorrer todo o trajeto será de 12 minutos.

O percurso abrangerá cinco bairros: Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Castelão e Passaré. Segundo o Governo, o investimento previsto para a obra é de R$ 181 milhões.

A obra foi anunciada em evento realizado na Superintendência de Obras Públicas, no bairro Castelão, em Fortaleza. Conforme o governador Elmano de Freitas (PT), as duas novas estações se destacam por atender eventos religiosos, como o Halleluya, e os eventos esportivos e culturais na Arena Castelão.

"Este projeto representa um grande avanço para a mobilidade urbana, pois permitirá que turistas hospedados na Beira Mar, por exemplo, cheguem diretamente ao Castelão para assistir a um show ou a um jogo. Isso será fundamental para fortalecer o turismo esportivo", afirmou.

"Também pensando no dia a dia do cidadão que mora nessa região e trabalha na Aldeota, por exemplo. Ele poderá deixar o carro estacionado aqui, pegar o metrô e chegar ao trabalho com muito mais comodidade, sem enfrentar o trânsito e as dificuldades diárias do deslocamento", acrescentou.

O percurso combina trechos elevados e nivelados ao chão para melhor adaptação ao fluxo da cidade. O trajeto do VLT se inicia na avenida Carlos Jereissati, próximo ao aeroporto, com um trecho elevado de 2,73 km até o viaduto sobre a avenida Alberto Craveiro, onde passará em elevado por cima da estrutura.

A partir do viaduto, o percurso segue por 2,37 km ao longo da avenida Alberto Craveiro, começando em rampa e depois nivelando com a via. As estações contarão com passarelas para facilitar o acesso ao Castelão e ao Centro de Formação Olímpica (CFO).

Durante apresentação do projeto, Elmano de Freitas informou que não haverá necessidade de desapropriações.

Conforme o secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Hélio Wiston, o projeto tem como proposta causar o mínimo de interferência. "Na avenida Carlos Jereissati, por exemplo, não haverá impacto, pois o trecho será todo elevado. Na avenida Alberto Craveiro, haverá algumas interferências, mas serão mínimas. O trecho nivelado passará pelo canteiro central da avenida, que comporta muito bem o VLT", disse.

Segundo ele, diálogos já estão sendo feitos com a Prefeitura de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para alinhar os detalhes.

O que você achou desse conteúdo?