Logo O POVO+
Tetos de bloco de apartamentos do residencial Cidade Jardim II e de duas creches sofrem danos durante chuvas intensas
CIDADES

Tetos de bloco de apartamentos do residencial Cidade Jardim II e de duas creches sofrem danos durante chuvas intensas

Probabilidade de chuvas intensas continua nesta sexta-feira, 21, conforme a Funceme
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Residencial e creches, no José Walter, sofrem danos durante chuvas intensas (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram Residencial e creches, no José Walter, sofrem danos durante chuvas intensas

O telhado de um bloco do residencial Cidade Jardim II, no bairro José Walter, em Fortaleza, desabou parcialmente durante as chuvas da madrugada de ontem. Duas escolas do bairro também tiveram o teto danificado.

Das 7 horas de quarta-feira, 19, até as 7 horas de quinta-feira, 20, choveu em 125 municípios do Ceará. O maior acumulado foi em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 82 milímetros (mm).

Na Capital, choveu 63,4 mm, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade registrou pontos de alagamento e nove riscos de desabamento, conforme a Defesa Civil de Fortaleza.

Os moradores do residencial Cidade Jardim II foram surpreendidos pelos danos e temem mais prejuízos com a continuação do tempo chuvoso. Conforme previsão do tempo da Funceme, há probabilidade de chuvas intensas até as 12 horas desta sexta-feira, 21.

Durante a madrugada e manhã, há risco médio para chuvas fortes no litoral. No período da tarde o alerta é para as regiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Litoral do Pecém, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns.

A promotora de vendas Isabela Ribeiro, 28, é moradora do último andar do bloco que teve o telhado arrancado pela chuva. “Meu apartamento foi um dos mais afetados. Está escorrendo água na parede”, explica.

Conforme a Defesa Civil de Fortaleza, o apartamento foi vistoriado e a proprietária foi orientada a realizar os reparos necessários. Não houve danos estruturais e o prédio não precisou ser interditado, pois o vento danificou apenas o telhado.

Apesar de não haver perigo iminente, Isabela afirma que foi aconselhada pelos agentes a não ficar dentro do apartamento caso haja uma chuva forte novamente. “Você fica bem apreensivo. Se o teto da minha sala desaba, como eu vou sair?”, teme.

Mesmo que os danos maiores tenham sido nos apartamentos do quarto andar, Isabela crê que os proprietários das outras unidades também vão ajudar a consertar. “Eu acredito que todo mundo vai se ajudar. Tem infiltrações no segundo, no terceiro”, diz.

A moradora e liderança comunitária do residencial, Denise Brito, relatou que outras estruturas tiveram danos, como creches públicas e comércios.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) afirma que os Centros de Educação Infantil (CEI) Maria Letícia Mota Moreira e Carlos Roberto, ambos no bairro José Walter, tiveram danos no teto. As medidas de recuperação são analisadas pela pasta.

"Em razão disso, as aulas nas unidades identificadas foram suspensas. A SME ressalta que ninguém se feriu com o ocorrido e reforça que monitora situações que possam afetar o funcionamento das unidades escolares, para garantir que medidas sejam tomadas para preservar a segurança de toda comunidade escolar", disse a pasta por meio de nota.A SME não deu prazo para o retorno das aulas nas unidades.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram barras de ferro, pedaços de telha e de concreto caídos no chão próximo aos blocos de apartamentos do residencial.

Das 19 horas dessa quarta-feira, 19, até as 12 horas desta quinta-feira, 20, 11 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil de Fortaleza.

Além do registro de desabamento parcial no José Walter, foram nove riscos de desabamento nos bairros Cais do Porto, Centro, Conjunto Ceará, Dionísio Torres, Granja Portugal, Novo Mondubim, Papicu, Parangaba e Presidente Vargas. Uma inundação também foi atendida no bairro José Walter.

Em caso de qualquer risco, a DC de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, por meio do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.

10 maiores chuvas por posto

Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES):

82 mm

Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) :

63.4 mm

Fortaleza (Posto: MESSEJANA) : 60.6 mm

Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 56.4 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: CROATA) : 46.2 mm

Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 41 mm

Jardim (Posto: JARDIM) : 40 mm

Maranguape (Posto: MARANGUAPE) :

39 mm

Potengi (Posto: VILA ALECRIM) : 39 mm

Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA) :

37 mm

Fonte: Funceme

Previsão

No período da tarde de hoje, há alerta para as regiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Litoral do Pecém, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns

O que você achou desse conteúdo?