O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, recebeu neste domingo, 27, várias famílias e visitantes para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado oficialmente em 28 de abril. O evento "Caatinga Viva", promovido pela Associação Caatinga (AC), teve como objetivo sensibilizar o público sobre a importância do único bioma exclusivamente brasileiro e sua rica biodiversidade.
A programação gratuita reuniu atividades educativas e culturais voltadas para crianças e adultos. Entre as atrações, oficinas de pintura, teatro de fantoches, jogos educativos sobre sustentabilidade, além de uma exposição com banners que ilustravam a vida e as cores do bioma.
A gerente de programas socioambientais da Associação Caatinga, Marília Nascimento, destacou a importância da ação como uma forma de reforçar a relevância do bioma.
"A caatinga é a única floresta exclusivamente brasileira. E aqui no Ceará, 90% do nosso território é dominado por esse bioma. É um bioma que fala do nosso ambiente natural, mas também da nossa cultura, do nosso povo, das nossas raízes. Hoje é um dia para celebrarmos a existência desse ambiente, mas também para refletirmos sobre as ameaças e o que podemos fazer para protegê-lo", afirmou.
Segundo Marília Nascimento, o evento no Parque do Cocó, uma das principais áreas verdes de Fortaleza, proporcionou um espaço ideal para essa conexão entre as pessoas e a natureza.
Durante a programação, também houve a distribuição de mudas de espécies nativas da caatinga, como ipês, juazeiros, oitis e chichás, incentivando o plantio e a conscientização ambiental.
Dia da caatinga: experiência e momento de aprendizagem
O evento atraiu pais e filhos que aproveitaram para viver uma manhã diferente e cheia de aprendizados. A mãe Márcia Cristina Viena, 47 anos, levou a filha Alice Tainá, 3, e se encantou com a proposta.
"Foi uma surpresa encontrar o evento hoje! Assim que chegamos, ela já estava desenhando, participou de um caça-palavras, brincou muito. Hoje em dia as crianças ficam muito no celular. Esse contato com a terra é essencial e aqui ela pôde brincar de verdade, sujar as mãos de terra".
O casal Rafael Vieira e Liana Almeida também marcou presença com as filhas Maria Eduarda, 6 anos, e Helena, 3. Eles ressaltaram a importância do aprendizado lúdico.
"Buscamos sempre integrar as crianças ao conhecimento social e ambiental. De forma divertida, elas entendem melhor conceitos que, de outra maneira, poderiam parecer complexos," disse Rafael.
A caatinga ocupa 862.818 km² do território brasileiro, abrangendo nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Essencial para mais de 28 milhões de brasileiros, o bioma oferece serviços ecossistêmicos como fornecimento de água e alimentos, regulação do clima, polinização e estocagem de carbono, sustentando a biodiversidade e a vida humana na região.
Apesar de sua importância, a caatinga é um dos biomas mais ameaçados, sobretudo pelas mudanças climáticas e pela degradação ambiental. Entre as espécies em risco de extinção estão a onça-pintada, o tatu-bola, o gato-maracajá, o jacu verdadeiro e o tamanduá-bandeira.
Leia mais em entrevista com Daniel Fernandes, diretor-executivo da Associação Caatinga, em Páginas Azuis, páginas 4 e 5.