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Acidentes com mortes diminuíram nas vias
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Acidentes com mortes diminuíram nas vias

Velocidade. Redução
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Tipo Notícia

Em Fortaleza, 85 vias tiveram a velocidade readequada de 60 para 50 km/h, conforme a AMC. A mudança contou com um período educativo, garantindo a adaptação dos condutores à regulamentação.

De acordo com dados da AMC, houve redução de 68,1% na média de acidentes com mortes em ruas e avenidas de Fortaleza que tiveram a readequação de velocidade máxima para 50 km/h. O estudo teve como base 16 vias cuja mudança foi implementada há mais de um ano.

"Quando definimos a velocidade em uma avenida, não é porque é a intenção nossa diminuir a velocidade. Existem dados estatísticos que mostram que a redução da velocidade causa uma redução no número de mortes. Então, por que não fazer isso?", explica o superintendente da AMC, Sérgio Costa.

Ainda de acordo com a AMC, o quantitativo de sinistros com vítimas lesionadas caiu 18,9%. Já os atropelamentos diminuíram 29,7% e o de sinistros gerais, 23,3%.

As avenidas Presidente Castelo Branco, General Osório de Paiva, Francisco Sá, Augusto dos Anjos, Frei Cirilo, Coronel Carvalho, Gomes de Matos, Dom Luís, Abolição, Santos Dumont, Historiador Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa e Antônio Sales, e as ruas Dr. Justa Araújo, Alberto Magno e Governador João Carlos serviram como base para o levantamento.

De acordo com a AMC, países bem-sucedidos na redução do número de acidentes priorizaram a velocidade segura como uma de suas estratégias. Em 2014, Nova York reduziu o limite para 40 km/h em cerca de 90% das vias da cidade e alcançou queda de 25% nas fatalidades.

Na Noruega, Oslo implementou 30 km/h em áreas escolares e, em alguns casos, proibiu o tráfego de carros nesses locais. Em 2019, nenhum pedestre ou ciclista foi vítima de acidente fatal na cidade.

Na Espanha, autoridades anunciaram o plano de reduzir o limite padrão de 50 km/h para 30 km/h. O parlamento holandês aprovou medida semelhante e espera uma queda de 22% a 31% das mortes e lesões no trânsito.

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