Uma tentativa de chacina deixou cinco pessoas baleadas em via pública na madrugada desta sexta-feira, 2, no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. As vítimas, ainda não identificadas, foram socorridas e levadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Dois suspeitos foram presos após o crime.
A ocorrência aconteceu horas depois da morte de duas influenciadoras digitais na Vila do Mar, na Barra do Ceará, na noite dessa quinta-feira, 1º. A ação criminosa contra as cinco pessoas é apontada como uma retaliação à morte das duas irmãs, de 15 e 20 anos de idade, que foram assassinadas a tiros. A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) investiga a relação dos crimes.
Diante da ocorrência, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), foi acionada durante a madrugada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender o caso.
LEIA TAMBÉM | Mulher é executada dentro de ônibus em Fortaleza
Na região, os policiais chegaram a apreender um revólver calibre .38, contendo uma munição deflagrada, ou seja, com as munições disparadas.
O revólver foi encaminhado à unidade da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), onde foi instaurado um procedimento policial para apuração do caso. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito de assassinar as influenciadoras foram localizados e presos.
Em nota, ao O POVO, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) investiga a ocorrência da tentativa de chacina como lesão corporal dolosa, quando há intenção de matar.
O caso está a cargo da Delegacia do 33º Distrito Policial (33º DP), unidade da PC-CE, que realiza os trabalhos investigativos para saber a motivação do crime e identificar e capturar os suspeitos de envolvimento na ação criminosa.
De acordo com PC-CE, após a tentativa de chacina dois homens foram presos suspeitos de participação no crime. Indivíduos foram capturados em flagrante horas depois da ação e após a realização de diligências.
O primeiro suspeito tem 18 anos e já tem registro de ato infracional análogo a crime contra a fé pública, praticado quando ainda era adolescente. Já o segundo suspeito é um homem de 28 anos, que foi detido depois de dar entrada em uma unidade médica apresentando uma lesão por disparo de arma de fogo.
Leia também: Três homens são presos suspeitos de matar casal em São Benedito
Participação dele no crime foi confirmada ainda no local. Indivíduo tem passagens por roubo de veículo e corrupção de menores", e de acordo com PC-CE "continua no hospital sob escolta policial".
De acordo com a instituição de segurança, o homem de 18 anos foi levado para a Delegacia do 7º Distrito Policial, "onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio doloso e integrar organização criminosa".
"Em seguida, ele foi encaminhado para uma unidade do sistema penitenciário e foi colocado à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil segue com os trabalhos investigativos em andamento com o objetivo de identificar outras pessoas que tenham envolvimento com o crime", destaca PC-CE
As duas vítimas do duplo homicídio foram identificadas como Bianca dos Santos, mais conhecida como “Bia”, de 15 anos, que estaria grávida, e Maria Beatriz dos Santos, de 20 anos.
O POVO apurou que uma das vítimas chegou a ser socorrida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos. A outra foi a óbito ainda no local do crime. As irmãs costumavam criar conteúdos para a internet e divulgar nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM | Três homens são presos suspeitos de matar casal em São Benedito
Além delas, o namorado de uma das irmãs, conhecido como “Moskou”, está sendo apontado como o principal alvo dos criminosos que mataram as jovens. Por meio das redes sociais, o rapaz lamentou a morte da namorada e da cunhada. Ele também é conhecido por produzir conteúdo para as redes sociais ao lado delas.
Os jovens produziam vídeos em formato de mininovelas sobre situações cotidianas que aconteciam dentro da comunidade em Fortaleza.
O conteúdo era compartilhado nas redes sociais ‘Kwai’ e ‘TikTok’, principalmente. Moskou contabiliza mais de 350 mil seguidores no Instagram, enquanto ‘Bia’ chegou a atingir mais de 50 mil.
O POVO apurou que a tentativa de chacina registrada nesta sexta-feira, 2, soma-se a outras três ocorrências com mais de três vítimas, totalizando três casos que se enquadram nesse tipo de crime. O mais recente ocorreu em 26 de março, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza, onde três homens foram mortos a tiros.
Os criminosos teriam chegado ao local em um carro e efetuado disparos de arma de fogo. Na época, O POVO apurou que eles teriam como alvo um maior número de pessoas, que teriam conseguido fugir do local.
Também em março, cinco pessoas, quatro homens e um adolescente, foram baleadas no bairro Parque Potira, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As vítimas foram socorridas a unidades de saúde, onde foram atendidas.
Em janeiro, uma criança de nove anos morreu e outras duas pessoas ficaram baleadas em um ataque a tiros ocorrido no bairro Monte, em Canindé, a 117 quilômetros de Fortaleza.
Atualizada às 19h37min