A procura do corpo perfeito e magro é uma tendência que deixa os especialistas sempre em alerta para o cuidado com a saúde. O médico Alexandre Silva, endocrinologista e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), explica os perigos do uso indiscriminado de medicamentos com esse propósito.
"O uso de medicamentos anti-obesidade sem orientação médica pode causar sérios riscos à saúde, especialmente pela possibilidade de toxicidade e efeitos colaterais graves", afirma. Medicamentos como Ozempic e Wegovy, por exemplo, exigem uma administração criteriosa e controlada.
Para o especialista, muitos pacientes sem o conhecimento necessário utilizam doses incorretas, o que pode provocar efeitos como náuseas, vômitos, e, em casos mais graves, desidratação. "Já vimos pacientes necessitarem de atendimento emergencial devido ao uso indevido desses medicamentos", relata.
O médico Alexandre explica também que alguns medicamentos, como a sibutramina, são contraindicados para pessoas com hipertensão não controlada, devido ao risco de piora da condição e até complicações cardiovasculares.