Logo O POVO+
Como escolher e aplicar o protetor solar corretamente
Ciência e Saúde

Como escolher e aplicar o protetor solar corretamente

Edição Impressa
Tipo Notícia

O mercado oferece uma grande variedade de protetores solares, incluindo versões físicas, químicas e biológicas. Segundo a dermatologista Maria Genúcia Cunha, o ideal é optar por um produto com fator de proteção solar (FPS) acima de 30 e com proteção contra os raios UVA e UVB.

Para uma proteção eficaz, a aplicação deve ser feita de maneira adequada. Recomenda-se uma porção equivalente à ponta de um dedo para o rosto e cerca de 5 a 10 ml para o corpo. O produto deve ser reaplicado pelo menos duas ou três vezes ao dia. Ela também alerta sobre o erro comum de economizar no uso do produto. "Um frasco de 30 a 40 gramas, quando usado corretamente, dura cerca de um mês", reforça.

O uso regular do protetor solar não apenas previne o câncer de pele, mas também evita o envelhecimento precoce, rugas, manchas e outras lesões cutâneas.

Segundo a dentista e especialista em harmonização facial, Eduarda Diógenes, a escolha do protetor deve levar em conta o tipo de pele e o nível de exposição ao sol. Protetores oil-free são indicados para peles oleosas, enquanto peles mais secas precisam de produtos mais hidratantes. Para quem pratica esportes, opções mais resistentes ao suor são recomendadas.

Os protetores solares com cor oferecem uma proteção mais ampla, bloqueando não apenas os raios UVA e UVB, mas também a luz visível emitida por lâmpadas e telas de celulares e computadores. Eles são especialmente indicados para quem tem manchas na pele, como melasma, explica Eduarda Diógenes.

O que você achou desse conteúdo?