Logo O POVO+
Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens
Economia

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

|AGRICULTURA| Os recursos serão por meio de convênio do Brasil com a agência de cooperação do governo do Japão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MINISTRO da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil)
Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil MINISTRO da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou o lançamento de uma nova linha de crédito para produtores rurais para conversão de pastagens, com juros subsidiados de menos de 5% ao ano.

Os recursos serão obtidos por meio de convênio do Brasil com a agência de cooperação do governo do Japão, a Jica. Durante a abertura da 89ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), Fávaro ainda prometeu que o novo Plano Safra vai atender produtores que estejam com "renda achatada" neste momento.

"O presidente Lula me disse que não podemos deixar os produtores que tiverem dificuldade, por falta de preço, de renda ou de intempéries climáticas, caírem na inadimplência", destacou.

Segundo ele, já está aprovada a "repactuação de dívidas de investimentos" para todos os produtores brasileiros. "Não ficará nenhum produtor de fora que tenha necessidade. Basta protocolar no seu banco um documento falando com a incapacidade técnica de pagamento que será atendido e nós estamos vigilantes para tudo isso."

Além de Fávaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira, estiveram na abertura da ExpoZebu os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais). Sobre a nova linha de crédito anunciada, o diretor financeiro e de crédito digital do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alexandre Abreu, acrescentou ainda que a nova linha pode ser usada para custeio, investimento, armazenagem, capital de giro e repactuação de dívidas, em dólar ou real.

"Em 2023 tivemos as taxas de juros mais horríveis da história do nosso País", lembrou Fávaro. "Vamos buscar uma equalização dos juros ainda maior", prometeu o ministro. Em coletiva com jornalistas acrescentou também que o novo Plano Safra deve ter juros menores do que o do ano passado. O ministro não abriu valores, mas considera que o valor também deva ser recorde.

"Os juros ainda são altos, mas estão caindo e haverá equalização no Plano Safra", complementou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. "Vamos trabalhar firme para termos o melhor plano safra e estimular o setor". Alckmin disse ainda que deverão haver novas viagens para abertura de mercado no próximo mês. Entre os destinos, estarão Arábia Saudita e China. (Agência Brasil)

AUMENTE SEUS LUCROS: Conheça as maiores pagadoras de DIVIDENDOS e estratégias para 2024 

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?