Logo O POVO+
Fraudes e falhas do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão, diz Banco Central
Economia

Fraudes e falhas do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão, diz Banco Central

Os números se referem ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fraudes e falhas no sistema do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão aos clientes (Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil Fraudes e falhas no sistema do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão aos clientes

As fraudes e falhas no sistema do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão aos clientes, de janeiro de 2022 até julho deste ano, segundo balanço do Banco Central (BC). O total equivale a 9,21% de todas as solicitações feitas no período, calculadas em cerca de R$ 11,1 bilhões.

Os números se referem ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes.

O MED deve ser acionado toda vez que alguém for vítima de um golpe ou perceber algo estranho na transação. O cliente deve entrar em contato direto com o seu banco, que deverá acionar o mecanismo. Após avisar a instituição do golpista, o valor é bloqueado.

A maior parte dos pedidos feitos e valores liberados se referem a fraudes: de um total de 6.685.239 solicitações, 2.057.246 foram aceitas e 4.627.993, rejeitadas.

Em relação a essas solicitações por fraude, de R$ 10.893.815 solicitados, foram efetivamente devolvidos R$ 864.630.148.

Os outros pedidos se referem a fraudes operacionais: foram 209.017 de solicitações desse tipo para o MED no período. A soma financeira dos pedidos dos ressarcimentos chegou a R$ 239.017.890, dos quais R$ 161.357.987 foram devolvidos.

Pix falhou? Saiba como usar o MED

- Ao perceber que foi vítima de um golpe, o cliente deve entrar em contato com seu banco, através do aplicativo ou pelos canais oficiais, e acionar o MED;

- O banco irá avisar a instituição do suposto golpista, que irá bloquear o valor que estiver disponível em sua conta;

- O caso será analisado e, se concluírem que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados; se a conclusão apontar fraude, o cliente que acionou o MED receberá o dinheiro de volta, a depender do montante disponível na conta do golpista;

- O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente Pix de sua instituição - por exemplo, no caso de transação em duplicidade.

Mais notícias de Economia

BC

Se o problema não for resolvido pelo MED, o cliente pode formalizar uma reclamação no Banco Central (https://www.bcb.gov.br/) ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor

PAUTAS

Também na última segunda-feira, 9, a Câmara aprovou requerimento de urgência para a proposta de renegociação das dívidas dos Estados

O que você achou desse conteúdo?