O Dia da Criança deve movimentar R$ 285 milhões e promete ser melhor que o do ano passado para o comércio de Fortaleza, segundo projeta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
Entre os consumidores da Capital, 50,1% indicaram a intenção de ir às compras e garantir o presente para os pequenos em outubro.
Veja lista dos itens preferidos abaixo.
Isso reforça o crescimento de 1,8% previsto na pesquisa da Fecomércio-CE, elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).
"O que nós recomendamos aos consumidores é que procurem presentear suas crianças com valores previstos dentro do seu orçamento. A pesquisa já mostra um comportamento mais prudente do consumidor preferindo pagar à vista, o que é excelente para evitar acumular contas no cartão de crédito", pontua Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio.
O estudo indica ainda quais os itens mais procurados por aqueles que estão dispostos a comprar de olho no Dia da Criança. Confira a lista:
Produtos mais visados para o Dia da Criança
A pesquisa indica ainda que, dos 50,1% que manifestaram o interesse em comprar produtos para o Dia da Criança, o valor médio gasto é de R$ 172.
Nesta data, o cartão de crédito foi a forma de pagamento preferida dos consumidores. O levantamento indica que 42,1% daqueles que vão às compras optaram pelo crédito.
Dinheiro em espécie (27,6%), Pix (22,7%) e cartão de débito (10,5%) foram as demais opções na compra dos produtos.
Já o local das compras tem os shopping centers (33,3%) como os preferidos, seguidos por centros comerciais (24,5%) e lojas de rua ou galerias (23,4%).
Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio, comenta que o Dia da Criança também se reflete em negócios de entretenimento e alimentação.
Isso porque "cerca de 31% dos consumidores planejam comemorar a data" e 10,2% manifesta o interesse em ir a restaurantes e lanchonetes, enquanto outros 5,8% mira cinemas.
Mas "os principais locais de celebração são as residências familiares (41,9%), os parques e praças (17,9%) e as praias (15,2%)."
Ela destaca "a importância de estratégias comerciais e de marketing que atendam às diferentes necessidades dos consumidores e dos setores impactados" pelos proprietários dos negócios.
Cláudia observa ainda que o Dia da Criança tem "desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da economia local, impulsionando especialmente micro e pequenas empresas", juntamente com Black Friday e Natal.
As três datas são as principais para o setor na segunda metade do ano e despertam expectativas de crescimento para 2024.
Sábado
A pesquisa revelou que mais da metade dos consumidores (52,5%) não têm uma data fixa para realizar as compras, embora os sábados sejam os dias preferidos por 29,9% dos entrevistados