Ao classificar o cenário econômico cearense como promissor e citar a geração de empregos e o Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre como exemplos práticos disso, o secretário Fabrízio Gomes (Fazenda) afirmou ainda que "os números da arrecadação já do terceiro trimestre já mostram que vamos ter um crescimento significativo neste terceiro trimestre."
"Não sei se chegará ao 7,2% (observado no primeiro semestre), mas é possível que chegue ou até passe. A gente tem, hoje, todas as bases para que o Estado do Ceará se destaque nacionalmente", declarou na audiência com a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Os números apresentados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) demonstraram um crescimento de 7,2% do PIB do Estado na primeira metade do ano. A marca representou mais do dobro do crescimento do PIB nacional no período.
Fabrízio Gomes ainda ressaltou "a cultura de equilíbrio e sustentabilidade fiscal" cearense ao longo das últimas gestões estaduais e afirmou que as projeções internas da Secretaria da Fazenda indicam que o Ceará retome a classificação Capacidade de Pagamento (Capag) A pelo Tesouro Nacional.
"Era pra ter saído até 30 de outubro, mas o tesouro nacional está em greve, então prorrogaram para 30 de novembro a divulgação. Já temos em nossos cálculos, claro que depende da chancela do Tesouro, mas temos a perspectiva de 95% de certeza de passar para Capag A em 2024", declarou aos deputados.
A metodologia aplicada pelo ente federal investiga endividamento, poupança corrente e índice de liquidez dos entes federados. Com isso, explica o Tesouro, "avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município."
"Isso vai permitir que tenhamos mais capacidade fiscal para fazer possíveis financiamentos e para investimentos necessários para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do povo cearense, que é o objetivo de qualquer governo", falou o secretário.