Logo O POVO+
Para prevenir quedas de energia, Ceará renova termelétrica para "tatuzões" do Metrofor
Economia

Para prevenir quedas de energia, Ceará renova termelétrica para "tatuzões" do Metrofor

Permissão de uso da Usina Termelétrica (UTE) das Tuneladoras da Obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

O Governo do Estado do Ceará anunciou a renovação da licença de operação da Usina Termelétrica (UTE) das tuneladoras da obra da linha leste do metrô de Fortaleza. A medida visa garantir a integridade dos "tatuzões" em caso de quedas de energia.

A renovação da licença de operação da UTE foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta semana. A potência contínua instalada alcança 6,75 MW. Conforme O POVO apurou, os equipamentos, Tunnel Boring Machine (TBM), não podem ter sua operação desativada sob alto risco de sinistro de grandes proporções.

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) informa que esse processo é feito por questão de segurança.

"Além da energia elétrica fornecida pela Enel, as duas tuneladoras também são alimentadas por gerador, tão e somente quando a energia fornecida pela Enel sofre queda", disse ao O POVO em nota.

A renovação ocorre em meio às críticas que a concessionária de energia tem sofrido por conta das falhas no atendimento.

O POVO publicou nessa quarta-feira, 8, que o Governo do Estado quer adotar medidas mais duras contra a Enel Ceará em caso de descumprimentos de prazos em obras do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE).

Em 2024, o Estado aplicou mais de R$ 53 milhões em multas à companhia.

A Enel Ceará respondeu na oportunidade que as obras do PIE são, normalmente, de elevada complexidade, envolvem licenciamento ambiental, afetação ao trânsito e desligamentos programados, mas reforça "que tem investido no Estado como um todo, com o objetivo de melhorar a qualidade no fornecimento de energia e trabalhar na modernização e extensão do sistema elétrico".

No caso da UTE para os "tatuzões", a infraestrutura está instalada desde 2018, na área próxima ao shaft (embocaduras), de onde partiram as tuneladoras, no canteiro central da Estação Chico da Silva.

A Seinfra diz que a utilização da UTE é caracterizada como backup, "ou seja, ela só é usada quando falta energia elétrica da concessionária Enel."

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?