Logo O POVO+
Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta
Economia

Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta

O IBGE identifica que a maior pressão de alta veio do item carnes. Em 2024, os cortes ficaram 20,84% mais caros, o que representa peso de 0,52 p.p
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Dólar também pressionou a inflação (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Dólar também pressionou a inflação

Aumento no preço dos alimentos, notadamente das carnes, impactos do clima e desvalorização do real ante o dólar são os principais fatores que explicam a inflação oficial de 2024 ter ficado acima do limite máximo da meta estipulada pelo governo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano em 4,83%, superando o teto da meta e inflação, de 4,5%. Essa alta é a maior desde 2022, quando ficou em 11,64%.

À época, a explicação foi o efeito de fenômenos climáticos, como o La Niña (resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando temperatura e chuva em várias partes do globo) e reflexos da pandemia nas cadeias de produção. Em 2023, alimentos e bebidas subiram 1,03%.

Ao analisar o comportamento dos produtos pesquisados, o IBGE identifica que a maior pressão de alta veio do item carnes. Em 2024, os cortes ficaram 20,84% mais caros, o que representa peso de 0,52 p.p. É o maior aumento desde 2019, quando subiram (32,4%).

Esse encarecimento final de 2024 contrasta com o comportamento dos preços no começo do ano, que caíram. Mas o repique de setembro a dezembro ( 23,88%) foi suficiente para o ano fechar com alta. "Essa queda do primeiro semestre foi mais que compensada pelas altas", define o analista do IBGE André Almeida. Ele explica que há efeito direto de questões climáticas no comportamento do preço do alimento que vai ao prato do brasileiro. (Agência Brasil)

 

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?