Logo O POVO+
SDE passará por mudanças nas executivas; comércio ganhará espaço
Economia

SDE passará por mudanças nas executivas; comércio ganhará espaço

Domingos Filho ao O POVO: "Estamos montando diagnóstico com duas linhas principais". Novo secretário estreita laços com representantes setoriais com reuniões
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DOMINGOS Filho quer SDE mais 
próxima ao setor de comércio e serviços (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES DOMINGOS Filho quer SDE mais próxima ao setor de comércio e serviços

O secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, anunciou que fará mudanças em metade das secretarias executivas da pasta. Com isso, o setor de comércio deve ganhar espaço na composição.

Ao O POVO, Domingos anunciou que fará uma série de reuniões com Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

O novo secretário tem realizado uma série de encontros com líderes setoriais para se inteirar de forma aprofundada das demandas do setor empresarial. Nessa terça-feira, 14, encontro com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e, anteriormente, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Também faz parte da agenda do novo titular da SDE reuniões com as vinculadas da secretaria, que compõem o sistema de desenvolvimento econômico do Estado.

Domingos Filho quer SDE mais próxima ao setor de comércio e serviços(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Domingos Filho quer SDE mais próxima ao setor de comércio e serviços

Com exclusividade ao O POVO, Domingos revela que mudanças devem acontecer em duas das quatro secretarias executivas e deixou em aberto possíveis mudanças nas vinculadas.

A primeira confirmação fica por conta da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, que, desde o início do governo Elmano estava sob a tutela de George Dantas Paiva.

George irá para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Prefeitura de Fortaleza, onde já ocupou o cargo de diretor jurídico entre 2014 e 2021.

Para substituí-lo, o ex-secretário da Regional 2, Rennys Frota, que foi candidato a vereador por Fortaleza nas eleições de 2024 pelo PDT.

A outra mudança confirmada por Domingos é a saída de Neyrobson Lima, da Secretaria Executiva de Comércio, Serviço e Inovação. Nome ligado ao setor de inovação, sendo diretor administrativo financeiro do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.

Domingos explica que quer dar espaço ao setor de comércio e serviços. Sílvio Carlos Ribeiro, executivo do Agronegócio, e Brígida Miola, executiva da Indústria, permanecem.

"As secretarias executivas têm a tradição de ouvir os setores produtivos respectivos. Por exemplo, na Faec, o pessoal do agro sugeriu o nome do Sílvio, que vai continuar. Da mesma forma, a Brígida, na Fiec. Já na Fecomércio, havia uma representação na área de inovação que vai passar por alterações, mas isso já está harmonizado com o Neyrobson", explica.

Esse momento de ausculta e alinhamentos internos faz parte do plano de Domingos de nortear os objetivos da SDE em duas linhas.

"Estou finalizando um diagnóstico para apresentar ao governador com duas linhas principais: O desenvolvimento econômico e social por territórios. Precisamos entender como promover o desenvolvimento econômico com impacto social em cada região administrativa do Estado, considerando suas particularidades", afirma.

A partir do diagnóstico, a atuação deve ocorrer junto ao governador e Casa Civil (secretário Chagas Vieira), no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condec). Domingos quer definir o que é possível entregar até o meio do ano e até o fim do ano.

Para finalizar a agenda de reuniões, Domingos aguarda o retorno do presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Max Quintino, que viaja junto com o governador do Estado, Elmano de Freitas, à Europa.

"Meu foco é acelerar os processos de entrega para o desenvolvimento econômico e social do Ceará", pontua Domingos.

Veja opções de Renda Fixa para faturar com a Selic em alta | Dei Valor

 

Mais notícias de Economia

Reunião com agronegócio envolveu planos para fruticultura e pecuária

A reunião entre o novo secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, e a cúpula do agronegócio cearense, liderada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, serviu para definir planos para fruticultura e pecuária. Os setores foram definidos como áreas-chave para o desenvolvimento do Estado.

Domingos destacou o diálogo aberto com a Federação e que a colaboração é essencial para impulsionar o agronegócio no Estado. "Unir forças com a Faec é estratégico para fortalecer cadeias produtivas importantes como a fruticultura e a pecuária, gerando emprego e renda no interior do Ceará."

Já o presidente da Faec aponta que, com a parceria da SDE, será possível ampliar projetos e alcançar mais famílias do campo. "Nossa missão é fortalecer o produtor rural e desenvolver ações que tragam resultados efetivos para o agronegócio", frisa.

Também participaram do encontro o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos; o assessor jurídico da Faec, Afrânio Feitosa; além de Marcelo Ventura, vice-prefeito de Quixadá; Carlos Bezerra, superintendente da Faec; Sérgio Oliveira, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); e os desembargadores do Trabalho Franzé Gomes e Carlos Rebonatto.

Sílvio Carlos enfatiza que a reunião foi positiva e avanços foram possíveis por meio do diálogo. "Foram discutidos projetos em áreas-chave, como agricultura, fruticultura e pecuária, sempre com o foco em promover desenvolvimento econômico e social."

O que você achou desse conteúdo?