Logo O POVO+
Contra alta de preços de alimentos, Lula sugere boicote a produtos caros
Economia

Contra alta de preços de alimentos, Lula sugere boicote a produtos caros

| Inflação | Presidente disse ainda estar trabalhando para solucionar o preço dos alimentos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Acossado pelo aumento de preços dos alimentos nos últimos meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem para que os consumidores deixem de comprar produtos que estejam muito caros. Segundo ele, isso funcionaria como uma forma de pressão para reduzir os preços e ajudar a controlar a inflação.

"Uma das coisas mais importantes para a gente poder controlar o preço é o próprio povo. Se você vai ao supermercado e desconfia que tal produto está caro, você não compra", afirmou Lula, em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

"Se todo mundo tiver consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter de baixar para vender, porque, senão, vai estragar."

A alta de preços dos alimentos já pesa na popularidade de Lula, segundo pesquisa divulgada pela Quaest na semana passada. Oito em cada dez entrevistados disseram ter percebido aumentos de valores no último mês.

Lula disse ainda estar "trabalhando com muito afinco para solucionar o preço dos alimentos" e adiantou que na próxima semana terá reunião com produtores de carne e de arroz para discutir o assunto. "Comida barata na mesa do trabalhador é algo que estamos perseguindo."

Ainda na entrevista, Lula defendeu que o agronegócio brasileiro produza mais alimentos para que o preço da comida seja barateado e negou qualquer possibilidade de fazer um congelamento de preços para evitar novos aumentos. "Temos de ver o que fazer para garantir que a cesta básica caiba no orçamento do povo com certa flexibilidade", disse o presidente. (Agência Estado)

Economia

Lula também afirmou que apesar de a economia viver "seu melhor momento", as cotações do dólar ainda são fator de preocupação para o governo

O que você achou desse conteúdo?