Fortaleza terá mais um voo internacional para Lisboa, desta vez pela Latam Airlines Brasil, a operar entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano, durante a alta temporada. Além disso, a empresa anunciou rota para Juazeiro do Norte a partir de junho, com quatro frequências semanais, a definir ainda os dias, e com conexão posterior para Guarulhos.
Com destino à Europa, é a primeira rota da companhia partindo do Nordeste desde 2009. Com mais essa frequência semanal, o Estado contabiliza 10 voos para Portugal, somando com a atuação da TAP.
O anúncio foi realizado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e pelo gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
Na ocasião, o Executivo estadual confirmou subvenção econômica para a empresa para a operação Fortaleza-Juazeiro do Norte, cujo acordo ainda será assinado. Elmano ressaltou a importância do voo para o turismo religioso do Cariri.
Além das rotas, as partes discutiram as oportunidades futuras de investimentos da companhia no Estado.
A operação de Lisboa terá um voo por semana com 7h30min de duração média, às segundas-feiras, em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy).
A decolagem de Fortaleza sai às 6h15min (hora local do Brasil). No sentido inverso, partirá de Lisboa às 18h30min (hora local de Portugal).
A rota entre Juazeiro e Fortaleza funciona desde 1950 e estava prestes a ficar descoberta pela primeira vez na história, porque a Azul Linhas Aéreas anunciou o cancelamento do trajeto que faz, a partir do dia 10 de março.
Em agosto do ano passado, a Voepass, companhia que também operava um voo diário entre as duas cidades, deixou de ofertar a frequência após acidente aéreo em Vinhedo (SP).
A Azul, até então, era a única opção de ligação aérea entre o Interior e a Capital cearense.
Agora, a falta de voo direto entre a capital cearense e Juazeiro do Norte se mantém até a retomada em junho pela Latam.
As operações serão realizadas pelo modelo de aeronave Airbus, que comporta média de 186 passageiros, e inclui as aeronaves A319, 320 e 321. Já a Azul utiliza o modelo ATR, que comporta 76 passageiros.
Atualmente, a Latam é a maior operadora do Aeroporto de Fortaleza, com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade.
Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
Durante a operação semanal da rota Fortaleza-Lisboa, a empresa vai operar dois voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um voo semanal na rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.
“A Latam tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, comenta Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.