Logo O POVO+
Autódromo do Eusébio não irá mais a leilão; terreno é avaliado na habitação
Economia

Autódromo do Eusébio não irá mais a leilão; terreno é avaliado na habitação

Uma tentativa de leilão foi realizada em 23 de dezembro do ano passado, mas não houve lances
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado no Eusébio, recebendo corrida automobilística, em 2012 (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA O Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado no Eusébio, recebendo corrida automobilística, em 2012

Autódromo Internacional Virgílio Távora, na avenida Ayrton Senna, no Centro do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), não irá mais a leilão e o terreno de 260 mil metros quadrados (m²) - cerca de 36 campos de futebol - é avaliado na política pública de habitação.  

Uma tentativa de leilão foi realizada em 23 de dezembro do ano passado, mas não houve lances. A oferta mínima inicial era de R$ 61,29 milhões. 

À época, a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará, empresa vinculada à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz - CE), informou que o certame seria reavaliado, e propostas seriam apresentadas ao Conselho Estadual de Administração e Gestão de Ativos (Conag). A decisão foi confirmada nesta segunda-feira, 10 de fevereiro.

De acordo com Luiza Martins, presidente do CearaPar, o terreno não irá mais a leilão. Em contrapartida, o Estado está avaliando "diversas modelagens de negócios", considerando projetos de desenvolvimento urbanístico e imóveis alinhados à política pública de habitação e ao crescimento socioeconômico da região.

“Nosso objetivo é encontrar a melhor forma de gerar valor para este e outros imóveis do Estado, sempre observando as demandas do mercado e o interesse público”, ressaltou.

Conforme comunicado da CearaPar, outros ativos imobiliários estão sendo preparados para leilão, e novas oportunidades "serão divulgadas em breve à sociedade".

"A CearaPar segue comprometida com a busca por soluções inovadoras que impulsionem investimentos e contribuam para o desenvolvimento sustentável do Ceará", complementou em nota.

Em relação ao autódromo, o leilão foi considerado deserto pelo leiloeiro administrativo Expedito Pita Júnior, após os licitantes presentes terem desistido de manifestar seus lances. 

Administrado atualmente pela Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte), o Autódromo do Eusébio é considerado não operacional para o Estado, ou seja, significa que o uso restrito não justifica a manutenção do ativo.

Quando o leilão foi anunciado, em novembro de 2024, a então presidente da CearaPar, Carolina Monteiro, enfatizou, sobretudo, a atratividade da localização do terreno.

Em seu entorno é possível encontrar casas, condomínios residenciais, escolas, supermercados, restaurantes, indústrias e a lagoa do Parnamirim.

O que é a CearaPar?

A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará é responsável por organizar e rentabilizar os ativos públicos do estado.

Ela está aberta para a recepção de propostas sobre todos os ativos do Estado, como a aquisição direta (compra, aluguel, permuta), a construção específica para um fim (built to suit), a venda com arrendamento de longo prazo (sale and leaseback)  e também o naming rights. (Com Fabiana Melo)

Atualizado às 15h15min

Como e porque investir em Tesouro Direto

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?