Logo O POVO+
Explosão em plataforma da Petrobras deixa 14 feridos
Economia

Explosão em plataforma da Petrobras deixa 14 feridos

O acidente ocorreu na plataforma Cherne 1, conhecida como PCH-1, operada pela Petrobras na Bacia de Campos, no Norte Fluminense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AO todo, 176 trabalhadores estavam na plataforma (Foto: Reprodução redes sociais/Sindipetro)
Foto: Reprodução redes sociais/Sindipetro AO todo, 176 trabalhadores estavam na plataforma

A Petrobras informou que 14 trabalhadores ficaram feridos após o incêndio na Plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos na manhã de ontem, 21. A informação do ocorrido foi dada primeiro pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).

Uma das vítimas precisou ser resgatada pelo mar. A localização da plataforma é a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé, no Rio de Janeiro, no Norte Fluminense.

De acordo com informações do sindicato, o trabalhador foi resgatado com vida por uma embarcação local, apresentando queimaduras, mas consciente.

“O trabalhador resgatado no mar se encontra em atendimento hospitalar em terra, consciente e estável. Outros 13 trabalhadores que prestam serviço para a companhia foram classificados como feridos e também estão recebendo atendimento em hospital da região”, diz a nota divulgada agora à tarde pela empresa.

Os feridos foram encaminhados para uma unidade de emergência em saúde em Macaé. De acordo com o sindicato, a própria petroleira teria comunicado sobre o acidente ocorrido às 7h25 e que foi controlado por volta das 11h25.

Entenda o que aconteceu

Um incêndio atingiu na manhã desta segunda-feira a plataforma de petróleo PCH-1, no campo de mesmo nome na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro.

"O escoamento de gás foi interrompido, as comunicações da plataforma caíram e embarcações de emergência foram acionadas", publicou o Sindipetro-NF, em uma rede social.

Segundo a Petrobras, desde o ano de 2020, a Plataforma PCH-1 (Cherne 1) não produz petróleo.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e diretor da Federacao Unica dos Petroleiros (FUP), Sergio Borges Cordeiro, 176 trabalhadores estavam a bordo da plataforma.

A Petrobras informou que as demais pessoas que estão na plataforma estão bem e que “uma comissão será formada para apurar as causas do incidente”.

Acidentes em 2024

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as atividades de exploração e produção de petróleo no país registraram 731 acidentes no ano passado.

De acordo com os dados, 183 pessoas ficaram feridas, sendo 78 com gravidade, e uma morte foi registrada.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?