Logo O POVO+
Governo se reúne com representantes da JAC Motors
Economia

Governo se reúne com representantes da JAC Motors

Negociação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESPAÇO onde funcionou a Troller, em Horizonte, foi desapropriado para virar polo fabril (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO ESPAÇO onde funcionou a Troller, em Horizonte, foi desapropriado para virar polo fabril

Na China para fomentar o Polo Automotivo de Horizonte, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teve encontro também com representantes da marca JAC Motors.

No estande que mantém na "Auto Shangai 2025", único espaço do Brasil no evento, ele se reuniu com a empresa chinesa, a maior fabricante de veículos comerciais leves do país asiático.

Procurado, o Executivo não quis comentar sobre o encontro. Porém, em vídeo publicado ontem, direto da feira em Xangai, dá para ver dois momentos com o representante da JAC Motors. Um foi em reunião no estande cearense, em que o terno de um dos participantes tem o símbolo JAC, e o outro foi em um momento para foto posada, com o governador, inclusive, segurando a miniatura de um caminhão com a insígnia JAC.

A varejista Grupo SHC é quem representa a JAC Motors no Brasil e assinou contrato de representação para o mercado brasileiro. A empresa preparou-se durante um ano e meio, realizando testes de longa duração dos primeiros automóveis para adaptá-los às condições brasileiras e, simultaneamente, iniciou a construção de 50 concessionárias, que seriam inauguradas no mesmo dia: 18 de março de 2011.

Naquele ano, a JAC chegou a anunciar a construção de uma fábrica em Camaçari (BA), com capacidade para produzir 100 mil veículos por ano, mas a alta de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI acabou esse plano.

Em dezembro de 2017, o Grupo SHC falou do projeto de fábrica em Itumbiara (GO), mas que também não houve concretização. Na conversa com o governador e o representante da JAC, dá para ver pelo vídeo que também teve atuação nas conversas o vice-presidente e acionista da Comexport, Rodrigo Teixeira

O que você achou desse conteúdo?