Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
MINISTRA Esther Dweck destacou como positiva
a primeira edição do concurso unificado
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou nesta segunda-feira (28/4), em entrevista coletiva, os detalhes da 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, serão ofertadas 3.352 vagas, distribuídas em 35 órgãos federais.
A expectativa é de que o edital seja publicado no início de julho, com abertura das inscrições no mesmo mês. A divulgação do resultado final está previsto para fevereiro de 2026.
Das vagas, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário (nível médio). As demais (1.172) serão para formação de cadastro reserva em cargos que exigem formação de nível superior.
“O CPNU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos à população está ancorada nas pessoas que fazem o nosso Estado funcionar no SUS, nas escolas, na segurança pública, no licenciamento e na proteção ambiental, na assistência social, enfim, em todas as áreas”, destacou Dweck.
Como será o CPNU 2
A segunda edição ofertará:
2.844 vagas para cargos de nível superior
508 vagas para cargos de nível intermediário (nível médio)
Do total de vagas, 2.180 serão para provimento imediato e 1.172 destinadas ao cadastro reserva.
As vagas serão organizadas em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato escolha diferentes cargos dentro de um mesmo bloco, indicando a ordem de preferência. As provas serão aplicadas em 228 cidades do país, promovendo a democratização do acesso ao serviço público.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.