Logo O POVO+
FCF irá ao STJD para tentar impedir Sport x Ceará em PE e sugere jogo na PB ou no RN
Comentar
Esportes

FCF irá ao STJD para tentar impedir Sport x Ceará em PE e sugere jogo na PB ou no RN

A Federação Cearense de Futebol também enviará um ofício à CBF solicitando que o duelo pelas quartas de final da Copa do Nordeste não aconteça no estado de Pernambuco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Torcida do Sport em jogo na Arena de Pernambuco (Foto: Paulo Paiva/Sport Recife)
Foto: Paulo Paiva/Sport Recife Torcida do Sport em jogo na Arena de Pernambuco

Temendo pela segurança da delegação do Ceará, a Federação Cearense de Futebol (FCF) se mobiliza para tentar mudar o local da partida entre o Alvinegro e o Sport, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, sob mando de campo rubro-negro. A entidade, inclusive, já definiu quais ações tomará para tentar evitar que o duelo ocorra em Pernambuco.

A FCF tentará a mudança do local da partida por dois meios: administrativo e jurídico. Na próxima segunda-feira, 1º, a entidade cearense enviará um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando que Sport x Ceará não aconteça em solo pernambucano. Em paralelo, fará o mesmo pedido ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Na época em que o ônibus que levava a delegação do Fortaleza sofreu o atentado com pedras e bombas arremessados por membros de uma torcida organizada do Sport, momentos após o jogo dos dois clubes na Arena de Pernambuco, também pelo Nordestão, a Federação fez um pedido ao Tribunal para que nenhum outro time cearense jogasse naquele Estado em 2024.

O julgamento do processo acontecerá no dia 9 de abril, véspera do confronto entre Sport e Ceará. Assim, a entidade local se antecipará e pedirá, de forma cautelar, que o relator Felipe Bevilacqua suspenda o jogo na Arena de Pernambuco. Outra possibilidade, na hipótese de negativa do relator, é recorrer ao presidente do STJD por uma cautelar preventiva só em relação a este duelo. João Pessoa (PB) e Natal (RN) são cidades bem vistas e devem ser indicadas pela FCF para receber o embate, se a decisão for favorável.

Caso o STJD entenda por manter o jogo em Pernambuco, a FCF fará um novo pedido. Desta vez, será solicitado que a partida, ainda que seja na Arena de Pernambuco, aconteça de portões fechados. Vale ressaltar que no dia 12 deste mês, em julgamento na 2ª Comissão Disciplinar, o Sport foi punido com oito jogos de portões fechados como mandante, mas o STJD concedeu, dias após, um efeito suspensivo para o clube voltar a ter público nos estádios.

“Nosso problema não é a torcida do Sport, é a segurança pública. O STJD definiu que a segurança pública faz parte de uma obrigação do clube mandante. No julgamento que teve na Comissão, ficou claro que o clube mandante tem a obrigação de cuidar do clube visitante na chegada e saída da cidade. Nosso entendimento é que não pode ter jogo em Pernambuco, em hipótese nenhuma”, explicou o diretor jurídico da FCF, Eugênio Vasques, ao O POVO.

Uma reunião para alinhar estratégias jurídicas entre a FCF e o Ceará aconteceria na segunda-feira, mas foi remarcada para a terça, 2. O momento contará com a presença do diretor jurídico do Vovô, Fred Bandeira, do presidente João Paulo Silva, e de membros da FCF, que inclui o presidente Mauro Carmélio, o vice Eudes Bringel e o diretor jurídico Eugênio Vasques.

O que você achou desse conteúdo?