Logo O POVO+
Clubes e autoridades cearenses homenageiam Alan Neto, ícone do jornalismo
Esportes

Clubes e autoridades cearenses homenageiam Alan Neto, ícone do jornalismo

Alan Neto dedicou 60 anos de vida ao jornalismo e tornou-se uma das maiores referências da crônica esportiva cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jornalista Alan Neto (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Jornalista Alan Neto

Clubes de futebol, autoridades políticas e entidades cearenses prestaram homenagens para Alan Neto, referência e ícone da crônica esportiva cearense que faleceu ontem.

O Ferroviário, time do coração do jornalista, lamentou a morte de "um dos maiores nomes da imprensa esportiva de nosso estado". O Ceará destacou que Alan "construiu uma das mais belas histórias do jornalismo esportivo cearense", "com uma comunicação disruptiva e vanguardista". Já o Fortaleza ressaltou que o maquinista do Trem Bala "se tornou uma referência com suas crônicas e diversas contribuições para comunicação esportiva cearense".

A Federação Cearense de Futebol (FCF) decretou três dias de luto: "O nome de Alan Neto se entrelaça com os variados momentos do futebol do nosso estado", apontou a entidade.

Do Ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE): “O jornalismo cearense está de luto! Alan Neto marcou época com seu jeito criativo e irreverente. Na rádio e na TV criou e dirigiu o histórico programa Trem Bala. Também atuou por seis décadas no jornalismo impresso, principalmente nas páginas do O POVO. Meus sentimentos de pesar a toda família, amigos e fãs. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de profunda tristeza.”

Do governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas (PT-CE): “O jornalismo cearense se despede de um ícone! Recebi com muita tristeza a morte do jornalista Alan Neto, que deixou um legado de 60 anos de carreira atuando em jornal, rádio, televisão e internet.

Apaixonado por futebol, tornou-se uma referência no jornalismo esportivo do Ceará, ao apresentar, com o seu jeito performático e criativo, o programa Trem Bala, eternizando vários bordões.

Nos anos 70 realizou uma entrevista histórica com o Rei Pelé, que rendeu declaração exclusiva sobre a aposentadoria do maior atleta de todos os tempos da Seleção Brasileira. Meus sentimentos de pesar à família, amigos e fãs de Alan Neto.”

 

Do prefeito da cidade de Fortaleza, José Sarto (PDT-CE): “O jornalismo hoje se despede de um ícone. Alan Neto, o famoso maquinista do futebol cearense, nos deixou. Alan escreveu uma história de paixão pelo esporte, com irreverência e um jeito muito próprio de se comunicar.

Transitou pelo jornal impresso, pelo rádio, TV e internet, destacando-se também nos comentários sobre a cidade e os seus desdobramentos políticos. Lamento muito a sua partida e dedico minha solidariedade a amigos, familiares, fãs e colegas de redação do jornalista. Que Deus traga conforto neste momento de dor e pesar.”

 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT-CE): “A comunicação cearense fica mais triste com a partida do jornalista Alan Neto, na tarde desta quarta-feira (3). Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do eterno Trem Bala. Descanse em paz, Alan!”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Evandro Leitão (@evandroleitao

Da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representado pelo presidente Ricardo Cavalcante: “A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), lamenta profundamente o falecimento do jornalista Manoel Simplício de Barros Neto, nosso querido Alan Neto. Prestamos nossa homenagem a este amigo e grande profissional, com brilhantes 60 anos de carreira, sendo referência no jornalismo esportivo do país. Aos familiares e amigos, nossas condolências neste momento tão difícil.”

O que você achou desse conteúdo?