As comemorações do Fortaleza pelo título da Copa do Nordeste foram freadas na noite de ontem. Na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Leão do Pici foi derrotado por 1 a 0 pelo Bahia, em jogo válido pela 7ª rodada da Série A do Brasileiro. Jean Lucas marcou o único gol da partida.
O time já volta a campo no próximo domingo, 16, e mais uma vez, fora de casa. Na capital mato-grossense, enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 18h30min (de Brasília).
A escalação de Vojvoda para o confronto nordestino deixava clara a proposta do argentino: espelhar a formação do Esquadrão e povoar o meio de campo. Por isso, um quarteto de volantes foi mandado a campo, com Zé Welison, Pedro Augusto, Hércules e Emmanuel Martínez, servindo uma dupla de ataque formada por Breno Lopes e Renato Kayzer.
Defensivamente, a postura funcionou na etapa inicial, entretanto, a equipe não conseguia acertar jogadas ofensivas e criava pouco. Os baianos também demonstravam a mesma dificuldade. Apenas aos 13 minutos, em lance individual, Everton Ribeiro achou grande passe para Jean Lucas, que mandou por cima.
Um jogo truncado, com poucas chances. Tanto é que apenas aos 29 minutos aconteceria outra, e justamente com o camisa 6 do Esquadrão, que mandou cruzado, mas passou longe de trave defendida de João Ricardo.
Com maior posse de bola, o Tricolor do Pici conseguia reter praticamente todos os contra-ataques do Bahia. Porém, só conseguiu levar certo perigo aos 34, quando Kayzer chegou a balançar as redes, mas o impedimento foi assinalado, seguindo o zero no placar nos 45 inicias.
Se o começo de jogo não reservou muitas emoções, o mesmo não pode ser dito do segundo tempo. Com ambas as equipes precisando do resultado positivo, o clássico regional ficou mais aberto em Salvador.
O Fortaleza voltou o mesmo na escalação, mas diferente no estilo de jogo. A prova foi que logo aos dois minutos, Martínez, de fora da área, chutou forte e obrigou o goleiro Marcos Felipe defender. No rebote, Hércules não conseguiu aproveitar.
Pouco tempo depois, aos oito, Tinga cruzou rasteiro na grande área, a bola desviou na defesa do Bahia, mas Renato Kayzer não conseguiu chegar a tempo para marcar o primeiro gol do embate.
O ímpeto visitante, no entanto, acabou prejudicando a parte física dos atletas, que demonstravam cansaço. Mesmo com as entradas de Pochettino e Lucero, esse cenário não foi alterado. O Esquadrão de Aço, por outro lado, cresceu. Aos 15 minutos, após desatenção de Titi, Estupiñán saiu cara a cara com João Ricardo, mas chutou para fora.
Aos 33, Éverton Ribeio cruzou e Jean Lucas, que havia desperdiçado duas oportunidades no primeiro tempo, foi preciso, antecipou-se à marcação de Titi e testou sem chances para defesa.
Vojvoda buscou deixar o time mais ofensivo após ficar atrás no placar, colocando Yago Pikachu, Pedro Rocha e Machuca. E foi o camisa 39 que teve a bola do empate. O argentino chegou sozinho na área, mas parou em Marcos Felipe. Mesmo com seis minutos de acréscimo, o triunfo baiano foi mantido.
Bahia
4-4-2: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Éverton Ribeiro (Yago Felipe) e Cauly (De Peña); Ademir (Biel) e Everaldo (Estupinán). Téc: Rogério Ceni
Fortaleza
4-4-2: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Hércules (Pochettino) e Martinez (Pedro Rocha); Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Yago Pikachu). Téc: Vojvoda
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador/BA
Data: 13/6/2024
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima/MG
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-Fifa/MG e Felipe Alan Costa/MG
Gol: 33min/2ºT - Jean Lucas
Cartões amarelos: Yago Felipe, Carlos de Pena, Kanu e Caio Alexandre (BAH); Vojvoda (FOR)