Em uma grande atuação, Portugal venceu a Turquia por 3 a 0 neste sábado (22), pela segunda rodada do Grupo F da Eurocopa, e selou a classificação para as oitavas de final do torneio.
Com o resultado, a seleção portuguesa também garantiu a primeira colocação da chave com seis pontos, três à frente dos turcos, enquanto Geórgia e República Tcheca somam um ponto cada depois de terem empatado em 1 a 1 horas antes.
Bernardo Silva (22'), Samet Akaydin (28' contra) e Bruno Fernandes (56') fizeram os gols da contundente vitória do time dirigido pelo técnico Roberto Martínez.
Com uma equipe repleta de bons jogadores, Portugal tomou conta da posse de bola, buscando espaços com circulação e movimentação para tentar agredir uma equipe inferior tecnicamente, mas que contava com a maior parte da torcida em Dortmund.
A lógica começou a se impor quando Nuno Mendes acionou Rafael Leão e a bola chegou até Bernardo Silva, que bateu de primeira para superar o goleiro Altay Bayindir.
Mas a festa turca nas arquibancadas acabou definitivamente com o lance bizarro no segundo gol de Portugal. João Cancelo errou passe e a bola ficou tranquila com o zagueiro Samet Akaydin, que na tentativa de recuar para Bayindir acabou jogando contra o próprio patrimônio.
Sem conseguir repetir a pressão que exerceu contra a Geórgia na estreia, o ataque turco chegou poucas vezes ao gol de Diogo Costa. Os principais lances foram com o insistente Kerem Akturkoglu (6' e 31').
O técnico da Turquia, o italiano Vincenzo Montella, tinha deixado no banco as duas joias de 19 anos Kenan Yildiz e Arda Güler, que marcou um golaço na primeira rodada.
No segundo tempo, Cristiano Ronaldo apareceu.
O astro esteve a ponto de se tornar o jogador mais velho a marcar em uma edição da Euro quando ficou cara a cara com Bayindir, mas preferiu rolar a bola para Bruno Fernandes só empurrar para o gol vazio.
O passe rendeu outro recorde para CR7: agora com oito assistências, ele se tornou o maior "garçom" da história do torneio, ao lado do tcheco Karel Poborsky.
Com sua família inteira no estádio, o craque português estava de bom humor. Um menino invadiu o campo e escapou dos agentes de segurança para tirar uma 'selfie' com o ídolo, que posou com o seu melhor sorriso.
Outros três torcedores, mais velhos, fizeram o mesmo, mas não foram tão bem recebidos.
Portugal e Turquia voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, pela última rodada da fase de grupos. Os portugueses vão enfrentar a a Geórgia, enquanto os turcos terão pela frente a República Tcheca.