Logo O POVO+
CR7 perde pênalti, mas goleiro brilha e Portugal elimina Eslovênia nas oitavas da Euro
Esportes

CR7 perde pênalti, mas goleiro brilha e Portugal elimina Eslovênia nas oitavas da Euro

Astro português desperdiça penalidade na prorrogação, mas vê Diogo Costa brilhar com três defesas e garantir classificação às quartas. Rival será a França, que bateu a Bélgica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Goleiro Diogo Costa defendeu três pênaltis (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP Goleiro Diogo Costa defendeu três pênaltis

Mesmo com um pênalti desperdiçado por Cristiano Ronaldo na prorrogação, Portugal acabou eliminando a Eslovênia nas oitavas de final da Eurocopa, ontem, em Frankfurt, na Alemanha.

Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, os portugueses venceram a disputa de pênalti. Illicic, Balkovec e Verbic desperdiçaram as três primeiras cobranças diante do goleiro Diogo Costa. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva marcaram para os lusitanos, que fizeram 3 a 0.

O rival nas quartas de final será a França, que, mais cedo, venceu a Bélgica por 1 a 0, na próxima sexta-feira, 5. Campeão da Euro em 2016, Portugal foi eliminado nas oitavas de final na última edição, em 2020.

A Eslovênia fez história. Pela primeira vez em um mata-mata de uma grande competição, a seleção chegou às quartas de final da competição sem nunca ter vencido uma partida na competição no tempo normal. Em duas participações, são seis empates em sete jogos.

A taxa de 85,7% de igualdades é maior do que a de qualquer outra equipe na história do torneio. O resultado ampliou a sequência de invencibilidade dos eslovenos em 2024 para 9 jogos (3 vitórias e 6 empates), sendo que a Dinamarca foi a última equipe a derrotá-los, em novembro de 2023.

O goleiro esloveno Jan Oblak conseguiu frear Cristiano Ronaldo com bola rolando pelo sexto jogo seguido. O camisa 7 não faz gol nele desde que marcou três na Liga dos Campeões 2018/19, enquanto ele estava na Juventus, e Oblak pelo Atlético de Madrid. Desde então, o atacante tentou pelo time italiano (duas), pelo Manchester United (duas) e agora duas também pela seleção de Portugal.

Portugal começou a partida pressionando, e a Eslovênia tinha pouco espaço para avançar ao ataque. No começo do jogo, a seleção portuguesa chegou a ostentar quase 80% de posse de bola, mas isso não resultava em jogadas perigosas de gol.

Pelo lado esquerdo, Rafael Leão era bem marcado. Cristiano Ronaldo também não tinha espaço. O atacante chegou a cair duas vezes na área, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Com o lado esquerdo congestionado, as melhores jogadas de Portugal foram pelo lado direito com cruzamento de Bernardo Silva e Cancelo. A primeira finalização do jogo só saiu aos 30 minutos, quando Cancelo buscou a linha de fundo e cruzou. Cristiano Ronaldo conseguiu cabecear, mas, como estava pressionado, a finalização saiu fraca nas mãos de Oblak, no meio do gol.

Com o passar do tempo, os espaços foram surgindo. Em um rápido ataque, Rafael Leão avançou pelo meio e foi derrubado próximo da área. Cristiano Ronaldo bateu forte, por cima do gol.

No final do primeiro tempo, a Eslovênia conseguiu sua única finalização com Sesko arriscando de fora da área, sem perigo para o goleiro Diogo Costa. Portugal ainda teve chance de abrir o placar quando Rafael Leão fez grande jogada pela esquerda e rolou para Palinha finalizar na entrada da área, na trave.

O segundo tempo começou com Portugal novamente pressionando. Aos 9 minutos, Cristiano Ronaldo teve nova chance em cobrança de falta. Novamente, ele bateu forte, desta vez no gol, mas na direção do goleiro Oblak, que fez a defesa, rebatendo para o meio da área.

Portugal tinha muita dificuldade para furar o bloqueio esloveno na frente da área e, por vezes, permitia o contra-ataque dos rivais. Foi o que aconteceu aos 17 minutos, quando Sesko dominou a bola no campo defensivo e partiu em velocidade, sob marcação de Pepe. Ele conseguiu a finalização, mas o chute saiu sem direção, do lado direito de Oblak.

Cristiano Ronaldo teve nova chance em cobrança de falta, que mandou para fora, e sua melhor oportunidade aconteceu aos 44 minutos, quando recebeu dentro da área um passe de Diogo Jota e finalizou de esquerda para a defesa de Oblak. Foi o primeiro jogo das oitavas de final da Euro que terminou sem gols.

Na prorrogação, a defesa da Eslovênia continuou muito bem montada e a melhor oportunidade de Portugal foi desperdiçada por Cristiano Ronaldo. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Diogo Jota invadiu a área pelo meio, cercado por eslovenos, e foi derrubado por Drkusic. Pênalti marcado.

O maior artilheiro da história da Euro bateu forte, no canto esquerdo de Oblak, que conseguiu desviar. A bola ainda bateu na trave. Cristiano Ronaldo se mostrou bastante abatido e foi consolado pelo companheiros.

No segundo tempo da prorrogação, a melhor chance foi da Eslovênia. Após falha do zagueiro Pepe, Sesko avançou livre e finalizou na entrada da área. O goleiro Diogo Costa salvou Portugal com o pé esquerdo, e a definição da vaga para as quartas de final foi para a disputa de pênaltis.

França x Bélgica: o jogo

O duelo entre França e Bélgica seguiu o roteiro de dramaticidade que marcou alguns dos jogos das oitavas da Eurocopa. Em um jogo bastante estudado, mas que ganhou contornos de tensão nos 45 minutos finais, os franceses derrotaram os belgas, ontem, por 1 a 0, em Dusseldorf, garantindo o seu lugar nas quartas de final da Eurocopa.

O herói da classificação acabou sendo um personagem improvável. Quando todas as atenções estavam voltadas para nomes como Mbappé, Thuram e Griezmann, Kolo Muani foi o pé decisivo que balançou a rede e definiu o resultado. O gol acabou sendo creditado para o belga Vertonghen que desviou o chute, e acabou marcando contra.

O que você achou desse conteúdo?