Atualmente na quarta colocação da Série A, na qual já fez sua melhor primeira metade na história dos pontos corridos, o Fortaleza também figura no top-4 das melhores campanhas do Campeonato Brasileiro entre 2021 e 2024.
Com a mudança de panorama desde a chegada de Vojvoda, o Tricolor só não pontuou mais, nos últimos quatro anos, do que Flamengo, Palmeiras (bicampeão em 2022 e 2023) e Atlético-MG (campeão em 2021). Ao todo, o Leão do Pici fez 203 pontos neste recorte, com 50,8% de aproveitamento em 133 jogos disputados.
O levantamento foi realizado pelo estatístico e comentarista Thiago Minhoca, da Rádio O POVO CBN, que apresentou os números no programa Esportes do POVO.
Em grande fase, o Leão poderá, neste ano, igualar ou superar a campanha geral de 2021, quando terminou o Brasileirão na quarta colocação — a melhor de um clube nordestino na era dos pontos corridos — e conquistou vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Os cenários após a 20ª rodada de ambas as temporadas são semelhantes.
Em 2021, o Leão finalizou a 20ª rodada na quarta posição, com 33 pontos somados, um a mais que o RB Bragantino, quinto lugar na época. No atual cenário, o Tricolor também está dentro do G-4 — agora com 36 pontos — e com margem mínima de vantagem para o primeiro time fora da zona, que é o Cruzeiro.
Fortaleza e Raposa, inclusive, fazem um confronto direto por uma vaga entre os quatro primeiros do torneio na próxima segunda-feira, 5. Um detalhe importante e que pesa a favor do time cearense é que o jogo não acontecerá no Mineirão, local onde o clube celeste manda suas partidas e está invicto na Série A, com oito vitórias em oito duelos.
Isso porque o time mineiro vendeu mandos de campo em partidas do Campeonato Brasileiro. Um deles contra o Fortaleza, que será realizado no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). A diretoria do Cruzeiro ainda tentou reverter a situação e levar o jogo de volta para Belo Horizonte, mas não conseguiu.
O elenco tricolor se reapresentou ontem, no Pici, após folga, para dar início à preparação visando o Celeste. Ao todo, Vojvoda terá cinco dias livres de trabalho com os jogadores, condição incomum nesta temporada para o treinador, já que o Leão é a equipe com mais jogos do País e raramente consegue ter um intervalo grande entre os confrontos.
Principal figura no recorte de quatro anos que destaca o Fortaleza como a quarta melhor equipe do país no Brasileirão de pontos corridos, Vojvoda completará, no duelo contra o Cruzeiro, 250 jogos à frente do Tricolor.
Em 2024, o comandante argentino assumiu o posto de treinador com o maior número de jogos da história do Leão, ultrapassando Moésio Gomes – que fez 232 partidas pela equipe cearense — no final de maio, no duelo contra o Sportivo Trinidense-PAR, em duelo válido pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Com Mateus Moura