Logo O POVO+
Fortaleza visita Athletico-PR para quebrar tabu e sequência negativa na Série A
Comentar
Esportes

Fortaleza visita Athletico-PR para quebrar tabu e sequência negativa na Série A

A bola rola neste sábado, 14, às 18h30min, na Ligga Arena, em Curitiba (PR), pela 26ª rodada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Marinho deve ser titular no ataque do Leão
 (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Marinho deve ser titular no ataque do Leão

Após amargar duas derrotas consecutivas, o Fortaleza visita o Athletico-PR hoje, na Ligga Arena, em Curitiba (PR), às 18h30min, para tentar dar fim à sequência negativa e voltar a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro, onde segue firme na briga pelo título. O duelo é válido pela 26ª rodada.

Com o revés para o Internacional, na última quarta-feira, 11, o Leão desperdiçou a chance de retomar a liderança do torneio e, agora igualado em número de jogos com o líder Botafogo, estabeleceu-se na segunda colocação, com 48 pontos, dois a menos que o time carioca.

Para ultrapassar o Glorioso na rodada, o Tricolor precisa vencer o Furacão e torcer por uma derrota do rival, que encara o Corinthians no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No pior dos cenários, caso o Fortaleza sofra o revés ou empate, existe a possibilidade de ser superado pelo Palmeiras, que tem 47 pontos e ocupa a terceira posição.

Adversário do Leão, o Athletico-PR vive fase irregular na temporada. No meio da semana, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vasco, em disputa por pênaltis, diante de seu torcedor. Antes do duelo com o Cruzmaltino, o Furacão amargou quatro derrotas nos cinco jogos recentes que disputou.

No Brasileirão, a campanha não empolga. O escrete paranaense é somente o 12º colocado, com 29 pontos. O fator casa, que foi o principal trunfo nas últimas temporadas, não tem sido bem aproveitado em 2024. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Athletico-PR tem a quarta pior campanha como mandante da Série A.

Em 11 jogos na Ligga Arena pelo Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR somou 14 pontos — o que representa 42% de aproveitamento. O Rubro-Negro, inclusive, não vence como mandante no torneio nacional desde o dia 13 de junho, quando ganhou do Criciúma. Desde então, foram sete partidas, sendo cinco reveses e dois empates.

Será a 21ª vez que os dois times se enfrentarão na história. Pelo lado tricolor, existe o tabu de nunca ter vencido o Athletico-PR como visitante. Em nove jogos nesta condição, o Rubro-Negro conquistou cinco triunfos e quatro empates. Apesar disso, o retrospecto recente é favorável ao Tricolor, que não perde para o Furacão desde o segundo semestre de 2021.

Para o confronto, Vojvoda terá que reencontrar o equilíbrio que fez o Fortaleza ser tão forte na Série A: consistência defensiva e eficiência no ataque. Sobretudo do aspecto ofensivo, algo que o Leão teve extrema dificuldade nos últimos três jogos na competição, na vitória sobre o Corinthians e nas derrotas para Botafogo e Inter. Neste recorte, o Tricolor registrou, segundo o FootStats, apenas duas chances claras de gols.

Em relação aos desfalques, o treinador do Fortaleza não terá Brítez, Pikachu e Martínez, suspensos. Rossetto e Santos seguem fora por lesão. Já o Athletico-PR não contará com o lateral-esquerdo Fernando e o volante Fernandinho, entregues ao departamento médico. O zagueiro Thiago Heleno é dúvida.

Athletico-PR x Fortaleza: ficha técnica

Athletico-PR
4-3-3: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Gabriel, Christian e Zapelli; Cuello, Canobbio e Mastriani. Téc: Martín Varini

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Cardona e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Pedro Augusto e Pochettino; Breno Lopes, Lucero e Marinho. Téc: Vojvoda

Local: Ligga Arena, em Curitiba/PR
Data: 14/9/2024
Horário: 18h30min
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda/ES
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes/MG e Felipe Alan Costa de Oliveira/MG
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira/SC
Transmissão: CazéTV, Rede Furacão (streaming), Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

O que você achou desse conteúdo?