Logo O POVO+
Fortaleza recebe Bahia para afastar má fase e voltar a vencer no Brasileirão
Esportes

Fortaleza recebe Bahia para afastar má fase e voltar a vencer no Brasileirão

A bola rola neste sábado, 21, às 21 horas (de Brasília), na Arena Castelão, em duelo da 26ª rodada do Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Renato Kayzer deve ser titular no setor ofensivo do Leão
 (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Renato Kayzer deve ser titular no setor ofensivo do Leão

Sem vencer há quatro jogos, o Fortaleza terá a oportunidade de afastar a má fase a partir das 21 horas de hoje, quando recebe o Bahia na Arena Castelão, em duelo da 26ª rodada da Série A. O confronto entre os tricolores, além da rivalidade regional e importância na tabela, tem outros elementos que afloram o clima.

A partida marcará o reencontro entre Caio Alexandre e a torcida do Leão na capital cearense após a polêmica saída do volante. Antes figura querida no Pici pelo carisma e pelas boas atuações em 2023, o jogador se tornou um “vilão” para grande parte dos adeptos tricolores ao trocar o Fortaleza pelo Bahia. O ambiente deve ser hostil para o camisa 19 no Gigante da Boa Vista.

Em paralelo, haverá também o duelo entre Vojvoda e Ceni. O atual comandante do Bahia foi personagem importante no processo de ascensão do Leão no cenário nacional e é o terceiro técnico com mais jogos pelo clube cearense. Ainda assim, existe certa mágoa da torcida por episódios em 2019 e 2020, quando trocou o Fortaleza por Cruzeiro e Flamengo, respectivamente, com o Brasileirão em curso.

Sobre a partida em si, Vojvoda precisará encontrar soluções para os problemas que ficaram evidenciados na sequência recente sem triunfos do Fortaleza, de três reveses e um empate. A fragilidade defensiva neste recorte (sete gols sofridos em quatro partidas) e a pouca eficiência ofensiva (apenas dois tentos marcados) resultaram em atuações ruins.

Ainda assim, o escrete vermelho-azul-e-branco ocupa posição confortável no G-4 do Brasileirão, onde é o terceiro colocado, com cinco pontos de vantagem em relação ao São Paulo (5º). Aspirante na briga pelo título, o Tricolor precisa reagir rápido para não deixar o líder Botafogo disparar no topo — a distância atual é de quatro pontos.

“É crucial esse jogo de sábado. [...] O confronto contra o Bahia é um clássico nordestino. Na Fonte Nova fizemos uma boa partida (no primeiro turno), perdemos por 1 a 0, mas foi uma das melhores partidas que o Fortaleza fez fora de casa”, comentou Felipe Jonatan, lateral-esquerdo do Leão.

Adversário do Fortaleza, o Bahia, que ocupa a sexta posição, com 42 pontos, chega para o duelo empolgado pela imponente vitória sobre o Atlético-MG na última rodada, por 3 a 0, na Fonte Nova. Antes, entretanto, o Esquadrão chegou a ficar quatro jogos sem vencer, dois pela Série A — empate com Botafogo e derrota para o RB Bragantino —, e amargou eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo.

Para o duelo, Vojvoda terá retornos importantes. Brítez, Pikachu e Martínez cumpriram suspensão no empate diante do Athletico-PR e ficam à disposição. Por outro lado, o treinador argentino não poderá contar com o goleiro Santos, o lateral Bruno Pacheco e o atacante Moisés, todos lesionados.

A tendência é de que o comandante use um time misto pensando no jogo da volta da Sul-Americana, contra o Corinthians, que ocorre na próxima terça, 24. Na ida, o Leão perdeu por 2 a 0.

Já Ceni não terá o zagueiro Kanu, titular absoluto do time, suspenso. O volante Acevedo e o atacante Biel, lesionados, são outras ausências do clube baiano, que desde 2021 não vence o Fortaleza como visitante.

Fortaleza x Bahia: ficha técnica

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona e Mancuso; Pedro Augusto, Matheus Rossetto e Kervin Andrade (Pochettino); Breno Lopes (Machuca), Renato Kayzer e Marinho. Téc: Vojvoda

Bahia
4-4-2: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Téc: Rogério Ceni

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 21/9/2024
Horário: 21 horas
Árbitro: Raphael Claus/SP
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis/SP e Daniel Paulo Ziolli/SP
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira/MG
Transmissão: Sportv, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

O que você achou desse conteúdo?