Logo O POVO+
Brasil vence Ucrânia por 3 a 2 e garante vaga na final da Copa do Mundo de Futsal
Esportes

Brasil vence Ucrânia por 3 a 2 e garante vaga na final da Copa do Mundo de Futsal

Virada por 3 a 2 faz seleção voltar à final do Mundial de futsal após 12 anos. Busca pelo hexa terá desafio final no domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tiro livre direto batido por Dyego deu vaga do Brasil à final
 (Foto: Leto Ribas/CBF)
Foto: Leto Ribas/CBF Tiro livre direto batido por Dyego deu vaga do Brasil à final

O Brasil superou a Ucrânia pelo placar de 3 a 2 na semifinal da Copa do Mundo de futsal de 2024, ontem, na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão, e garantiu a vaga para a final do torneio. Dyego foi o nome do jogo, participando de todos os gols da Amarelinha — que jogou de azul, já que os ucranianos usam camisa da mesma cor da usualmente vestida pela seleção.

Agora na final, o Brasil espera o vencedor do duelo entre Argentina e França, que jogam hoje, às 12 horas. A vitória na semifinal faz a seleção pentacampeã mundial retornar a uma decisão de Copa do Mundo após duas edições de ausência. Em 2016, pela única vez na história a Canarinho caiu nas oitavas de final para o Irã. Já em 2021, foi eliminada pela Argentina na semi.

Ontem, no Uzbequistão, os primeiros 10 minutos da etapa inicial, mostraram duas seleções bastante cautelosas na criação de jogadas, sentindo o peso de disputar uma semifinal da Copa do Mundo. Era a segunda da história da Ucrânia, depois de 1996 e era a fase em que o Brasil caiu na edição passada, em 2021.

Pelo lado brasileiro, que foi quem teve a maior posse de bola, a construção de jogada se apresentava lenta e sem conseguir furar o bloqueio feito pela defesa ucraniana.

Com uma rotação defensiva bem postada, a Ucrânia aproveitava bem os contra-ataques cedidos pelo Brasil, principalmente com os lançamentos do goleiro Oleksandr Sukhov. O arqueiro ucraniano, inclusive, foi um dos personagens principais do primeiro tempo, com boas defesas e até na armação.

Quando o relógio marcava quase 10 minutos, o Brasil abriu o placar com Leandro Lino. No entanto, a comissão técnica ucraniana solicitou desafio e o juiz Antony Riley concordou que o ala brasileiro havia roubado uma bola que já estava em posse de Sukhov, anulando o lance.

Com dificuldades de trocar passes no campo adversário, o Brasil tentava usar o pivô de Ferrão para achar espaço e conseguir finalizações, mas sem sucesso em marcar os gols. Em um dos ataques brasileiros, o fixo Marlon caiu por cima da perna do pivô Petro Shoturma, que precisou sair de maca da partida e desfalcou a equipe pelo restante do duelo.

Quando o confronto caminhava para o intervalo com um 0 a 0 no placar, a Ucrânia abriu o marcador com gol de Cherniavskyi, com um chute forte no canto para vencer o goleiro Willian.

O baque no final do primeiro tempo parece ter acordado o elenco brasileiro, pois em menos de um minuto da etapa complementar, o Brasil conseguiu igualar o placar com um gol contra de Semenchenko após jogada de Dyego.

Sem deixar os adversários respirarem, Dyego apareceu novamente para vencer o goleiro Sukhov e virar o placar a favor da seleção Canarinho, após erro de saída de bola da Ucrânia e pressão de Rafael.

Com o resultado favorável, a seleção brasileira baixou o ritmo e tentou trabalhar com a vantagem, mas, assim como o rival, errou na transição da defesa para o ataque e cedeu o empate, com gol de Korsun.

Com o relógio faltando quatro minutos para o final do jogo, o Brasil ganhou um tiro livre direto, quando a Ucrânia chegou à sexta falta no tempo. Coube a Dyego, melhor jogador brasileiro na partida, converter a cobrança para recolocar a Canarinho na frente e garantir a classificação para a final da Copa do Mundo do Uzbequistão.

A decisão do Mundial de futsal masculino será no domingo, 6, às 12 horas, na Humo Arena. O adversário do Brasil pode ser um dos favoritos ou uma zebra. Os argentinos, finalistas das duas últimas Copas do Mundo e campeões em 2016, são considerados os favoritos. Já os franceses, azarões, chegam à semifinal com uma campanha maculada por uma acusação de derrota intencional contra o Irã, na primeira fase. (Colaborou André Bloc)

 

Copa do Mundo de Futsal

Ucrânia

Titulares: Sukov; Korsun; Melnyk e Semenchenko; Abakshyn. Entraram: Tsypun, Savenko, Zhuk, Cherniavskyi, Zvarych, Shoturma, Mykytiuk, Fareniuk. Técnico: Kosenko

Brasil

Titulares: Willian; Marlon; Marcel e Dyego; Felipe Valério. Entraram: Guitta, Roncaglio, Marcênio, Neguinho, Leandro Lino, Ferrão, Arthur e Rafael (Pito ficou no banco). Técnico: Marquinhos Xavier

Onde: Arena Humo, em Tashkent (Uzbequistão)

Quando: 2/10/2024

Árbitro principal: Antony Riley (Nova Zelândia)

Gols: Ucrânia - Cherniavskyi (18 min / 1ºT) e Korsun (9 min / 2ºT). Brasil - Semenchenko (contra) (1 min / 2ºT), Dyego (2x) (2 min/ 2ºT e 16 min / 2ºT - tiro livre)

Cartões: Leandro Lino e Melnyk

Público: 4.208 pessoas

O que você achou desse conteúdo?