Logo O POVO+
Fortaleza está entre os times com mais cartões vermelhos da Série A
Esportes

Fortaleza está entre os times com mais cartões vermelhos da Série A

Brítez é o jogador mais indisciplinado do elenco tricolor, com duas expulsões e 11 cartões amarelos em 23 jogos disputados no Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Brítez (em segundo plano) é o mais indisciplinado do Tricolor
 (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Foto: Pedro Souza / Atlético Brítez (em segundo plano) é o mais indisciplinado do Tricolor

O frustrante empate com o Atlético-MG, levando em consideração o contexto do jogo em que o Fortaleza atuou em casa contra os reservas do Galo, ficou marcado pelas duas expulsões do Leão do Pici, protagonizadas por Marinho e Tinga. A equipe cearense está, inclusive, entre os clubes do Campeonato Brasileiro com o maior número de cartões vermelhos.

Em 30 rodadas disputadas, o Fortaleza teve dez jogadores expulsos, o que representa uma média de uma exclusão a cada três partidas. Outros dois clubes da Série A possuem a mesma quantidade de cartões vemelhos que o Tricolor: Atlético-MG e Juventude. O Fluminense, com 11, e o Atlético-GO, com 13, completam o topo da lista.

Oito atletas do Leão já foram expulsos no Brasileirão. Brítez e Hércules, ambos com dois vermelhos, são os mais indisciplinados do time cearense e também entre todos na atual edição do torneio, empatada com outros cinco atletas: Alix Vinícius (Atlético-GO), Zé Marcos (Juventude), Battaglia (Atlético-MG), Marlon (Cruzeiro) e Allano (Criciúma).

Além de Brítez e Hércules, Marinho, Tinga, Zé Welison, Eros Mancuso, Kuscevic e Renato Kayzer também foram advertidos com cartão vermelho em algum momento da competição. Nos confrontos em que amargou expulsões, o Fortaleza conseguiu vencer três: Bahia (4 a 1), Atlético-GO (3 a 1) e São Paulo (1 a 0), todos no Castelão.

Contra o Vasco e Cuiabá, sendo este último com dois a menos, o Leão foi derrotado em ambos os jogos fora de casa. O time também empatou com o Atlético-MG, com dois jogadores a menos, e com o Athletico-PR. Já em relação aos cartões amarelos, o Fortaleza totaliza 90, o que equivale, em média, a três por jogo. O São Paulo, com 105, e o Corinthians, com 101, lideram a lista.

Emanuel Brítez, novamente, aparece como destaque negativo. O defensor argentino soma 11 cartões amarelos e está entre os jogadores com mais advertências da Série A, atrás apenas de Luciano (12), do São Paulo, e Jádson (13), do Juventude. Pedro Augusto e Lucero, com sete advertências cada, são outros do Fortaleza com alto número de cartões.

Vojvoda, após o empate com o Atlético-MG, duelo em que as expulsões tiveram grande impacto no resultado, revelou que conversou com todo o plantel sobre o assunto e destacou que os próprios jogadores reconheceram os erros. Marinho, em sua rede social, categorizou sua expulsão como “infantil” e pediu desculpas ao torcedor.

“Sei que, pela minha experiência, não poderia, naquele momento, deixar meu time na mão. Entendo e reconheço que foi uma expulsão infantil. Agradeço aos meus companheiros que, mesmo com as expulsões, conseguiram se defender bem e somar um ponto. O empate não era o que queríamos, mas, pelas circunstâncias, foi menos pior”, escreveu Marinho.

O Fortaleza agora terá um novo intervalo de dias livres antes do próximo compromisso no Campeonato Brasileiro, que será diante do Palmeiras, fora de casa. A paralisação da Série A ocorre em virtude das semifinais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

Ao todo, o Leão terá o espaço de nove dias antes de enfrentar o Verdão em São Paulo. O duelo acontece no dia 26, um sábado, no Allianz Parque.

Jogadores da Série A com mais cartões vermelhos:

  • Brítez (Fortaleza) - 2 cartões vermelhos
  • Hércules (Fortaleza) - 2 cartões vermelhos
  • Allano (Criciúma) - 2 cartões vermelhos
  • Marlon (Cruzeiro) - 2 cartões vermelhos
  • Zé Marcos (Juventude) - 2 cartões vermelhos
  • Alix Vinícius (Atlético-GO) - 2 cartões vermelhos
  • Battaglia (Atlético-MG) - 2 cartões vermelhos
Zagueiro Kuscevic em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici
Zagueiro Kuscevic em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici

Fortaleza tem dezembro como prazo máximo para exercer opção de compra de Kuscevic

Titular da seleção do Chile nos jogos contra Brasil e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o zagueiro Kuscevic deverá acertar em definitivo com o Fortaleza. O POVO apurou que o clube do Pici, por contrato, tem até dezembro como prazo para exercer a opção de compra junto ao Coritiba.

O vínculo de empréstimo do defensor de 28 anos estabelece que o Tricolor pode adquirir os 50% dos direitos econômicos que pertencem ao Coxa por 1,5 milhão de dólares (em torno de R$ 8,5 milhões na cotação atual) — a outra metade é do Palmeiras. Vale lembrar que até o último mês do ano, mesmo que o Coritiba receba outras ofertas, a prioridade é do Fortaleza.

Pelo acordo entre os clubes, o Leão não precisa notificar os paranaenses de que irá comprar Kuscevic, basta concretizar a operação nos moldes já estabelecidos — o que não impede uma eventual repactuação dos termos. Com o fim do Campeonato Brasileiro marcado para 8 de dezembro, o Fortaleza deve se movimentar até lá.

Números de Kuscevic no Brasileirão:

  • 15 jogos (14 como titular)
  • 1 gol
  • 84% de passes certos por partida
  • 1,5 desarme por jogo (média)
  • 2,3 bolas recuperadas por jogo (média)
  • 5,7 cortes por jogo (média)

Fonte: Sofascore

Kuscevic chegou ao Pici no início de fevereiro, em negociação que envolveu a ida de Benevenuto para o Couto Pereira, também por empréstimo. O camisa 13 ganhou espaço na defesa tricolor e já disputou 36 jogos, com dois gols marcados. Esta já é a temporada da carreira do defensor com mais partidas oficiais por um clube, superando as 34 de 2023, entre Coritiba (32) e Palmeiras (2).

O desempenho fez o zagueiro chileno voltar a ser convocado pela seleção nacional, o que não ocorria desde 2022. Sob o comando de Ricardo Gareca, Kuscevic foi chamado para um amistoso contra o Paraguai, para a disputa da Copa América, nos Estados Unidos, e duas vezes para rodadas das Eliminatórias, assumindo a titularidade nos compromissos da Data Fifa mais recente — La Roja acabou amargando duas derrotas: 2 a 1 para o Brasil e 4 a 0 diante da Colômbia.

A carreira de Kuscevic

Revelado pela Universidad Católica, do Chile, Benjamín Kuscevic teve breve passagem pelas categorias de base do Real Madrid e retornou ao clube de origem em 2016, quando se firmou no elenco profissional. A saída da terra natal ocorreu em 2020, quando se transferiu para o Palmeiras.

No Verdão, em três temporadas e meia, entrou em campo apenas 42 vezes. No ano passado, foi comprado pelo Coritiba por R$ 6 milhões, mas não permaneceu para esta temporada após o rebaixamento para a Série B.

O que você achou desse conteúdo?