Logo O POVO+
Fortaleza deverá realizar eleição para presidente no dia 14 de dezembro
Esportes

Fortaleza deverá realizar eleição para presidente no dia 14 de dezembro

Tricolor pretende realizar pleito após encerramento do Brasileirão. Sócios escolherão mandatários dos quatro poderes do clube para o próximo triênio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sócios do Leão escolherão dirigentes para o próximo triênio
 (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Sócios do Leão escolherão dirigentes para o próximo triênio

Dentro de pouco menos de dois meses, os sócios do Fortaleza irão às urnas para escolher o presidente da diretoria executiva da associação e de outros três poderes do clube, que ficarão nos cargos até o fim de 2027. As eleições do Leão deverão ocorrer no dia 14 de dezembro, quando a temporada do futebol brasileiro já estará encerrada.

O último jogo do Tricolor em 2024 será no dia 8 de dezembro, diante do Internacional, no Castelão, pela 38ª rodada da Série A. No fim de semana seguinte, os associados do clube (conselheiros, sócios-proprietários e sócios-torcedores) decidirão os mandatários de quatro órgãos da associação para o próximo triênio: Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina.

"A eleição deve acontecer no primeiro final de semana pós conclusão da Série A. Devemos trabalhar com a data de 14 de dezembro. Em novembro, assim como requer o estatuto, vamos baixar a Comissão Eleitoral para fazer todo o trabalho de inscrição de chapa daqueles tricolores que quiserem concorrer", explicou Wendell Regadas, presidente do Conselho Deliberativo, em entrevista ao O POVO na festa de 106 anos do clube, na última sexta-feira, 18.

"O Fortaleza é um clube democrático, um clube que o torcedor vai lá, elege e escolhe aquelas pessoas que estão mais gabaritadas para seguir o rumo do clube", completou o dirigente.

O atual presidente do Fortaleza associação é Alex Santiago, que assumiu o cargo após as renúncias de Marcelo Paz (presidente) e Geraldo Luciano (1º vice-presidente). O trio havia sido eleito no fim de 2021 para o triênio até 2024 e se desmembrou após a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Leão — Marcelo se tornou CEO, e Geraldo era presidente do Conselho de Administração.

Alex, portanto, pode concorrer à reeleição, de acordo com o estatuto. Os atuais vices da diretoria executiva são Cláudio Maurício e Gama Filho. Nos outros poderes, Wendell Regadas é o presidente do Deliberativo; Paulo Henrique de Figueiredo Moreira é o mandatário do Conselho Fiscal; e Átila Roriz Monteiro está à frente do Conselho de Ética e Disciplina.

Processo legal da SAF concluído

Está será a primeira eleição do Fortaleza desde a cisão entre a associação e a SAF. O pleito, naturalmente, não mexe na composição do Fortaleza EC SAF. Os trâmites jurídicos da separação das duas partes foram finalizados. O tema já havia sido discutido em reunião do Conselho Deliberativo no início de agosto, quando os termos foram apresentados.

"Esse processo foi concluído. Faltava uma última etapa, na Junta Comercial. O processo, do ponto de vista legal e jurídico, foi concluído, já temos, sim, o Fortaleza EC SAF, já está registrado na Junta Comercial. Demos esse passo muito importante. Só dessa forma o Fortaleza poderá continuar brigando na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, brigando por competições nacionais e internacionais. Precisamos dar mais esse passo na história do Fortaleza", apontou Wendell Regadas.

Colaborou Mateus Moura

O que você achou desse conteúdo?