Beatriz Haddad Maia sustentou o 10º lugar do ranking da WTA, ontem. A tenista brasileira corria o risco de deixar o top-10 na atualização desta semana, mas derrotas de rivais na gira asiática contribuíram para manter Bia na seleta lista das 10 melhores do mundo.
Na semana passada, Bia chegou a figurar temporariamente na nona colocação enquanto disputava o Torneio de Ningbo. Mas também esteve perto de perder o 10º posto. Eliminada nas quartas de final, a brasileira foi superada no ranking pela russa Daria Kasatkina, que veio a se sagrar campeã da competição chinesa. Mas se segurou no top-10 porque a americana Danielle Collins caiu para o 11º lugar.
A brasileira, contudo, vai acabar deixando a lista das 10 melhores nas próximas semanas porque terá descontados os pontos do título conquistado no WTA Elite Trophy, no ano passado. A competição não integra o calendário desta temporada. Assim, Bia não terá como sustentar esses pontos.
Mas ela poderá minimizar a queda, que deve deixá-la entre o top-15 e o top-20, se fizer boa campanha no Torneio de Tóquio, nesta semana, no Japão. Se alcançar o título, não deverá perder mais do que duas ou três posições. Na capital japonesa, Bia será a segunda cabeça de chave, uma das favoritas ao troféu.
A entrada de Kasatkina no top-10 não foi a única mudança na seleta lista ontem. A belarussa Aryna Sabalenka desbancou a polonesa Iga Swiatek e retomou o posto de tenista número 1 do mundo. Sabalenka superou a rival por apenas 41 pontos: 9.706 a 9.665.
A diferença, contudo, deve aumentar nas próximas semanas em razão dos ajustes que o calendário deste ano sofreu em comparação à temporada passada. A mudança no topo aconteceu ontem, ainda que nenhuma das duas tenistas tenha entrado em quadra na semana passada.
Trata-se da segunda vez que Sabalenka alcança o topo. A primeira aconteceu por um período de apenas um mês e meio, entre setembro e outubro do ano passado.
Sem torneios de maior peso na semana passada, o ranking masculino sofreu apenas uma alteração no top-10: o búlgaro Grigor Dimitrov trocou de posições com o australiano Alex de Minaur e agora é o número nove do mundo.
O italiano Jannik Sinner, o espanhol Carlos Alcaraz e o sérvio Novak Djokovic, números 1, 2 e 4 do mundo, disputaram um torneio exibição na Arábia Saudita na semana passada, sem nenhuma consequência para o ranking.
Entre os brasileiros, Thiago Wild voltou a subir na lista da ATP após boas apresentações na Antuérpia, na Bélgica. Ele ganhou dois postos e aparece no 78º lugar. O cearense Thiago Monteiro, em situação oposta, sofreu mais uma queda, desta vez de 10 colocações, aparecendo na 98ª posição.