Logo O POVO+
Ceará vê distância para o G-4 aumentar após rodada ruim na Série B e refaz contas
Esportes

Ceará vê distância para o G-4 aumentar após rodada ruim na Série B e refaz contas

Além da derrota para o Santos na Vila Viva Sorte, todos os resultados que interessavam ao Vovô foram desfavoráveis ao clube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vovô ficou em situação complicada para conseguir vaga na Série A de 2025 (Foto: Gabriel Silva/Ceará SC)
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC Vovô ficou em situação complicada para conseguir vaga na Série A de 2025

A situação do Ceará na Série B se tornou complicada na busca por uma vaga no G-4. Na briga pelo acesso, o time alvinegro viu as chances de ascender à elite do futebol brasileiro reduzirem ainda mais após resultados da 33ª rodada — que se encerra hoje, com Sport x Guarani. 

Além da derrota sofrida para o Santos na Vila Viva Sorte, todos os resultados que interessavam ao Vovô foram desfavoráveis. Primeiro, o Mirassol venceu o CRB por 1 a 0 já nos minutos finais, com gol de Iury Castilho, que passou pelo Alvinegro de Porangabuçu em 2022.

Depois, o Vila Nova, que também briga pelo acesso, triunfou diante do Amazonas em partida disputada em Goiânia. Além do Leão e do Tigre, o Novorizontino também bateu o Avaí.

Com a somatória de resultados, a distância do Ceará para o G-4 aumentou de dois para cinco pontos. Para além disso, a pontuação necessária para subir deve aumentar.

Antes, o "número mágico" era de 63 pontos. Porém, de acordo com levantamento atualizado ontem pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda antes do encerramento da rodada, a chance de um time conquistar o acesso com esta pontuação era de 90%. Com 64 pontos, sobe para 97%, enquanto 65 já garantem a vaga na Série A.

Portanto, em situação delicada, o Ceará não pode ser derrotado em nenhum dos últimos cinco jogos na competição nacional. Para alcançar o objetivo, além de torcer por tropeços dos concorrentes, vai precisar vencer pelo menos quatro destes duelos e empatar um. 

Apesar da missão difícil, o sentimento dentro do vestiário segue otimista quanto ao acesso no fim da temporada. Após a derrota para o Santos, o lateral-direito Rafael Ramos afirmou que o time segue acreditando.

"Nós acreditamos claramente. Jogamos contra o líder e fizemos um grande jogo na casa deles. Isso mostra nossa força. Temos que acreditar na nossa força e no próximo jogo caprichar nos detalhes para fazer o gol", comentou.

Comandante do Vovô, Léo Condé também falou sobre o momento vivido pelo clube e ressaltou que ainda acontecerão confrontos diretos entre os concorrentes, fato que deve influenciar na nota de corte para o acesso.

"Temos uma pontuação que nos deixa esperançosos para continuar brigando. E vão ter os confrontos que podem nos deixar com possibilidade real de brigar pelo acesso. Para essa reta final, há muitos confrontos entre as equipes que estão na frente. A única coisa que temos controle é do nosso trabalho, dos nossos jogos, então temos que ir um passo de cada vez e continuar na briga", afirmou o treinador.

Pressionado e temendo chegar a três anos consecutivos disputando a Série B, a equipe alvinegra encara o Paysandu no próximo sábado, 26, às 17 horas, na Arena Castelão, com um único foco: vencer. Depois, o Vovô ainda enfrenta Avaí, Botafogo-SP, América-MG e Guarani.

O que você achou desse conteúdo?