Em reunião do Conselho Técnico do Campeonato Cearense, com participação dos dez clubes, a Federação Cearense de Futebol (FCF) definiu, na manhã de ontem, a fórmula de disputa do Manjadinho para a próxima temporada.
A competição manterá o formato atual, com os times divididos em dois grupos de cinco, mas com algumas novidades, como a disputa de terceiro lugar. A data para o sorteio das chaves será definida na próxima semana.
A principal mudança para 2025 será o cronograma, com datas mais próximas, adaptando-se ao novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que precisou fazer mudanças devido ao Mundial de Clubes — o Campeonato Brasileiro acabará em 21 de dezembro. Assim, o Estadual está previsto para começar no dia 18 de janeiro e terminar em 22 de março.
"Essa mudança afeta também as férias dos jogadores, afeta a questão do descanso. É algo sacrificante, muito complicado de se lidar", ponderou o presidente do Fortaleza, Alex Santiago, referindo-se ao calendário nacional. "E ainda tem a Copa do Nordeste, que coloca um tempero a mais nessa equação de utilização do elenco", apontou o executivo de futebol do Ceará, Lucas Drubscky.
Os times que disputarão o Cearense de 2025 são Ceará, Fortaleza, Maracanã, Ferroviário, Floresta, Iguatu, Horizonte, Barbalha, Tirol e Cariri. Na primeira fase, as equipes enfrentam os rivais da outra chave. Nesta etapa, está garantido que tanto Fortaleza e Ceará como Barbalha e Cariri ficarão em grupos distintos, para garantir um clássico na Capital e outro no Interior.
Após o término da primeira fase, os primeiros colocados de cada grupo se classificam direto para as semifinais, enquanto as outras duas vagas serão decididas nas quartas de final, entre os segundos e terceiros colocados de cada chaveamento.
As partidas de mata-mata (quartas, semis e finais) serão disputadas em ida e volta. Na decisão, o time com a melhor campanha, somados os desempenhos da primeira fase e da semifinal, decide o título como mandante.
Das quartas em diante, caso prevaleça o empate no acumulado dos resultados, o vencedor será decidido por pênaltis. O diferencial neste ano é a disputa de terceiro lugar.
Os clubes poderão inscrever até 50 atletas no Campeonato Cearense, com data-limite prevista para 28 de fevereiro, que indica o período antecedente às semifinais. A Federação ainda confirmou o uso do VAR nas semifinais e finais — o equipamento será custeado pela entidade.
As vagas diretas na Copa do Brasil serão destinadas ao campeão e ao vice do Estadual. Caso estes consigam a vaga por meio da Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou alguma competição internacional, a vaga e repassada seguindo a ordem de colocação
Ganharão as três vagas à Série D os melhores colocados que ainda não tiverem presença garantida em nenhuma divisão nacional.
Estas ainda aguardam os critérios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que devem ser divulgados ainda nesta sexta-feira, 15, como apurado pelo Esportes O POVO.
Com informações de Rangel Diniz