Logo O POVO+
Em busca de título inédito, Fortaleza encara o Apodi na final do Brasileiro de Futsal
Esportes

Em busca de título inédito, Fortaleza encara o Apodi na final do Brasileiro de Futsal

O Tricolor do Pici chega a sua quinta final no ano que marca o retorno do projeto na modalidade, parado há duas temporadas. Partida da volta será na capital cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza vai em busca do seu terceiro título no futsal em 2024 (Foto: João Moura / Fortaleza EC)
Foto: João Moura / Fortaleza EC Fortaleza vai em busca do seu terceiro título no futsal em 2024

Em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, o Fortaleza dá o primeiro passo rumo ao que pode ser um título inédito, tanto para o clube quanto para o futsal cearense. Neste domingo, 17, às 9 horas, o Tricolor do Pici enfrenta o Apodi-RN no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de futsal, no ginásio Pedro Ciarlini.

Essa será a quinta decisão do Leão em 2024, ano que marcou a retomada do projeto da modalidade dentro do clube. Até agora, a equipe já conquistou dois títulos — a Copa do Estado e a Copa do Nordeste —, foi vice-campeã da Copa do Brasil e aguarda a decisão do Campeonato Cearense contra o São João de Jaguaribe, além da decisão no Brasileiro.

No que diz respeito à disputa do Brasileirão, os comandados do técnico Facó têm apresentado uma trajetória positiva e consistente.

Em 15 jogos, o Fortaleza somou 11 vitórias, três derrotas e um empate, além de ostentar o melhor ataque da competição, com 51 gols marcados.

Na fase de mata-mata, o Tricolor enfrentou Ribeirópolis-SE (oitavas), Concórdia-SC (quartas) e Sport-PE (semifinal). O confronto contra os sergipanos foi o mais desafiador.

No jogo de ida, em Itabaiana (SE), empate por 1 a 1. Na volta, no ginásio do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, novo empate, desta vez por 4 a 4. A vaga foi decidida nos pênaltis, com triunfo do Tricolor.

Contra os catarinenses do Concórdia, o time venceu os dois jogos: 3 a 1 na ida e 5 a 3 na volta. Já no clássico nordestino contra o Sport, a classificação veio com vitórias no Recife (3 a 2) e em Fortaleza (2 a 0).

Chegar a uma final sempre exige atenção a diversos fatores, especialmente o psicológico. Em entrevista ao Esportes do POVO, da rádio O POVO CBN, na última quinta-feira, 14, o técnico Facó destacou a importância da concentração.

"O emocional conta muito nesse momento. A concentração do jogador tem que ser máxima; não pode haver um segundo de descuido. Um detalhe decide uma competição, como aconteceu na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Final é isso: concentração e controle emocional. Sempre digo algo que vivi como atleta e que passo para eles: este é o melhor momento, o momento em que todos gostariam de estar", afirmou.

Até agora, na temporada, foram três confrontos com o Apodi, com duas vitórias do Tricolor e um empate, sempre com muito equilíbrio. "É uma equipe que joga junta há três anos, praticamente com o mesmo elenco. É um time muito equilibrado, com a defesa menos vazada da competição. Precisamos respeitá-los", elogiou Facó.

Para o confronto, o Fortaleza terá dois desfalques importantes: Valdin e Two. O veterano ala ex-seleção brasileir viajou com a delegação para tratar uma lesão, mas dificilmente entrará em quadra. Já o ala/pivô está contundido, não foi relacionado e está fora inclusive da partida de volta, marcada para 1º de dezembro, às 9 horas, no ginásio do CFO.

Informações gerais

  • Data: 17/11/2024
  • Local: Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró (RN)
  • Horário: 9 horas
  • Transmissão: TV Verdes Mares, resultado em opovo.com.br
O que você achou desse conteúdo?